Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRamos, Silvana Mariapt_BR
dc.contributor.authorSchmitt, Tassiana Truccollopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T04:00:12Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203222pt_BR
dc.description.abstractEste presente estudo tem como base uma pesquisa desenvolvida e realizada com professores regentes da disciplina de matemática na educação básica, atuantes no ensino público do Estado do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana. Tem como finalidade abordar e discutir a importância da aplicação de recursos digitais em aulas de matemática, com o intuito de observar e analisar como é realizada a inserção dessa mídia educacional no ambiente escolar. O resultado permite avaliar como foi efetivada a formação acadêmica dos professores. A pesquisa realizada é de forma qualitativa através de questionários e pretende explorar a formação acadêmica do professor de matemática, onde se analisa quais benefícios e dificuldades são encontrados na elaboração e aplicação de aulas que utilizam os objetos de aprendizagem (OA), com o auxílio dos recursos tecnológicos. Os resultados finais indicam que os docentes pesquisados encontram dificuldades de colocar em prática esta metodologia por não ter um laboratório de informática adequado nas escolas públicas para desenvolver o trabalho com eficiência.pt_BR
dc.description.abstractThis present study is based on research developed and realized with math teachers of elementary mathematics, which they work in public schools of Porto Alegre and Metropolitan Region, Rio Grande do Sul State. Its objective is to approach and discuss the importance of the application of digital resources in mathematics classes, in order to observe and analyze how the insertion of this educational media in the schoolar environment is carried out. The result allows to evaluate how the academic formation of the teachers was made effective. The research carried out is qualitative through questionnaires and intends to explore the academic formation of the mathematics teacher, where it analyzes which benefits and difficulties are found out in the elaboration and application of Math classes that use the learning objects (OA translated to Portuguese), with the aid of technological resources. The final results indicate that teachers find it difficult to apply this methodology because they do not have an adequate computer lab to develop their work efficiently.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectMath teachersen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTechnological resoursesen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLearning objectsen
dc.subjectTechnologyen
dc.titleDesafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108940pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem