Show simple item record

dc.contributor.advisorBrackmann, Christian Puhlmannpt_BR
dc.contributor.authorMarta, Viviane Gomespt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T03:59:41Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203218pt_BR
dc.description.abstractEm 2018 temos dois pontos a ser considerados: a grande presença dos smartphones no cotidiano das pessoas, o que traz destaque a alguns aplicativos, como o YouTube e a implementação da BNCC. Surge o questionamento sobre a forma como esses dois temas se relacionam. A plataforma YouTube possui conteúdos variados e possibilidades de utilização diversas que podem contribuir para a aprendizagem dos alunos. A Base Nacional Comum Curricular, promulgada em dezembro de 2017 e em processo de implementação propõe o conjunto de habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos de forma progressiva ao longo da educação básica. O documento apresenta dez competências gerais que visam a formação integral dos sujeitos. Professores de três escolas de Novo Hamburgo responderam a um questionário sobre as formas que utilizam a plataforma YouTube e de que forma consideram possível relacionar a utilização dos vídeos ao desenvolvimento das dez competências gerais.pt_BR
dc.description.abstractIn 2018 we have two points to consider: the great presence of smartphones in the daily lives of people, which highlights some applications, such as YouTube and the implementation of BNCC. The question arises as to how these two themes relate. The YouTube platform has a variety of content and various possibilities of use that can contribute to student learning. The National Curricular Common Base, promulgated in December 2017 and in the process of implementation, proposes the set of skills that must be developed by students in a progressive way throughout basic education. The document presents ten general competences that aim at the integral formation of the subjects. Teachers from three schools in Novo Hamburgo answered a questionnaire about the ways they use the YouTube platform and how they consider it possible to relate the use of the videos to the development of the ten general competencies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectYouTubeen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectNational Curriculaen
dc.subjectGeneral competenciesen
dc.titleA utilização do youtube como aliado no desenvolvimento das dez competências gerais da BNCCpt_BR
dc.title.alternativeThe use of youtube as apartner in the development of the ten general competences of BNCC en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108957pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record