A utilização do youtube como aliado no desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC
dc.contributor.advisor | Brackmann, Christian Puhlmann | pt_BR |
dc.contributor.author | Marta, Viviane Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T03:59:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/203218 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em 2018 temos dois pontos a ser considerados: a grande presença dos smartphones no cotidiano das pessoas, o que traz destaque a alguns aplicativos, como o YouTube e a implementação da BNCC. Surge o questionamento sobre a forma como esses dois temas se relacionam. A plataforma YouTube possui conteúdos variados e possibilidades de utilização diversas que podem contribuir para a aprendizagem dos alunos. A Base Nacional Comum Curricular, promulgada em dezembro de 2017 e em processo de implementação propõe o conjunto de habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos de forma progressiva ao longo da educação básica. O documento apresenta dez competências gerais que visam a formação integral dos sujeitos. Professores de três escolas de Novo Hamburgo responderam a um questionário sobre as formas que utilizam a plataforma YouTube e de que forma consideram possível relacionar a utilização dos vídeos ao desenvolvimento das dez competências gerais. | pt_BR |
dc.description.abstract | In 2018 we have two points to consider: the great presence of smartphones in the daily lives of people, which highlights some applications, such as YouTube and the implementation of BNCC. The question arises as to how these two themes relate. The YouTube platform has a variety of content and various possibilities of use that can contribute to student learning. The National Curricular Common Base, promulgated in December 2017 and in the process of implementation, proposes the set of skills that must be developed by students in a progressive way throughout basic education. The document presents ten general competences that aim at the integral formation of the subjects. Teachers from three schools in Novo Hamburgo answered a questionnaire about the ways they use the YouTube platform and how they consider it possible to relate the use of the videos to the development of the ten general competencies. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | YouTube | en |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | National Curricula | en |
dc.subject | General competencies | en |
dc.title | A utilização do youtube como aliado no desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of youtube as apartner in the development of the ten general competences of BNCC | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001108957 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)