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Videoaula em primeira pessoa ou câmera subjetiva : uma análise comparativa
dc.contributor.advisor | Bos, Andréia Solange | pt_BR |
dc.contributor.author | Akiyoshi, Sidnei | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T03:59:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/203214 | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação a distância transformou a forma como aluno e professor interagem. Se antes o professor detinha o conhecimento e passava-o para o aluno, hoje há uma interação maior entre ambos. Dentre os vários modelos de educação a distância, o vídeo certamente tem vantagem pela sua dinamicidade e apelo visual. E dentre os vídeos, foram analisadas as videoaulas em primeira pessoa ou câmera subjetiva, tanto no formato de câmera externa como no de captura em tela de computador, fazendo uma comparação qualitativa entre vídeos de dois portais de educação do Youtube: MeSalva! e Descomplica. Para assim, entender o motivo de fazerem tanto sucesso entre estudantes. Observou-se que o professor perde o protagonismo e o conteúdo destacando-se, favorece a imersão do aluno, como acontece nos jogos em primeira pessoa. Os modelos analisados apresentam prós e contras em relação à produção e trazem um novo formato de videoaulas que dialoga com o mundo dos cyber alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Distance education has transformed the way students and teachers interact. If before the teacher had the knowledge and passed it on to the student, today there is a greater interaction between both. Among the various models of distance education, video certainly has an advantage for its dynamicity and visual appeal. Moreover, among the videos, we analyzed the video in first person or subjective camera, both in the format of external camera and the one of capture in screen of computer, making a qualitative comparison between videos of two portals of education of Youtube: MeSalva! and Descomplica. In order to understand the reason for making such a success among students. It was observed that the teacher loses the protagonism and the content stands out, it favors the immersion of the student, as it happens in the first person games. The analyzed models present pros and cons regarding to the production and they bring a new form of videos that dialogues with the world of the cyber students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Video Lessons | en |
dc.subject | First person | en |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Subjective camera view | en |
dc.subject | Distance education | en |
dc.title | Videoaula em primeira pessoa ou câmera subjetiva : uma análise comparativa | pt_BR |
dc.title.alternative | First person video or subjective camera : a comparative analysis | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001108918 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
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Ciencias Humanas (1950)