Avaliação do comportamento dos custos de produção em relação à agregação do valor percebido pelo cliente final : caso do gado de corte
Visualizar/abrir
Data
2004Tipo
Assunto
Resumo
Neste artigo, apresentam-se os resultados de um estudo de caso realizado na cadeia produtiva do gado de corte do Rio Grande do Sul. A contribuição principal do estudo centrase na proposta de um modelo que conjugue duas faces de análise: custos e valor. Para a decomposição e análise da cadeia de valor do produto carne bovina, o estudo foi fundamentado no método de Custeio Baseado em Atividades (ABC), bem como na perspectiva do marketing, que é necessária para o entendimento e aproximação dos asp ...
Neste artigo, apresentam-se os resultados de um estudo de caso realizado na cadeia produtiva do gado de corte do Rio Grande do Sul. A contribuição principal do estudo centrase na proposta de um modelo que conjugue duas faces de análise: custos e valor. Para a decomposição e análise da cadeia de valor do produto carne bovina, o estudo foi fundamentado no método de Custeio Baseado em Atividades (ABC), bem como na perspectiva do marketing, que é necessária para o entendimento e aproximação dos aspectos de valor pertinentes ao consumidor final. Verificou-se que os aspectos valorizados pelos clientes concentram-se em atividades localizadas próximo ao final do processo de produção. Essa observação está em concordância com a distribuição das margens ao longo da cadeia analisada. Evidencia-se uma valorização predominante de atividades que interferem mais na aparência do produto em detrimento de outras mais ligadas à qualidade intrínsica, que sob um ponto de vista técnico, estão localizadas nas fases iniciais de produção. ...
Contido em
Contexto. Porto Alegre, RS. Vol. 4, n. 7 (2. sem.2004), p. 97-121
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40021)Ciências Sociais Aplicadas (4093)
Este item está licenciado na Creative Commons License