Show simple item record

dc.contributor.advisorTerres, Mellina da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSartori, Vera Mariapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T04:00:55Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202768pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho aborda o tema da gestão em educação, abrangendo aspectos como democracia, gestão administrativa, posição social e política, cultura e currículo, e cultura institucional, entre outros. Ao pesquisar o tema observou-se que há necessidade de rever os possíveis desafios e buscar as compatíveis soluções, discutindo metodologias, organizando mudanças na gestão educacional, priorizando o projeto político pedagógico e viabilizando novas práticas, sem esquecer de oferecer a formação e a capacitação dos professores para um trabalho de excelência. Na atualidade, têm-se desafios em todas as instituições de ensino e sabe-se que vencê-los não é um processo fácil, pois cada necessidade exige adaptações, seja na estrutura física ou quanto aos profissionais que nelas atuam. É uma tarefa que exige aperfeiçoamento constante, visando uma educação humanitária e eficiente. Assim, através de pesquisa qualitativa em obras de autores que aprofundaram este tema, buscou-se discutir aspectos que envolvem toda a comunidade escolar e que são essenciais para a elaboração e execução de propostas pedagógicas eficientes, que busquem a participação de todos os interessados e responsáveis no processo de tomada de decisão, construindo uma educação inclusiva, coletiva e participativa.pt_BR
dc.description.abstractThis work addresses the theme of management in education, covering aspects such as democracy, administrative management, social and political position, culture and curriculum, and institutional culture, among others. In researching the theme, it was observed that there is a need to review possible challenges and seek compatible solutions, discussing methodologies, organizing changes in educational management, prioritizing the pedagogical political project and making new practices feasible, without forgetting to offer training and capacity building for teachers for a job of excellence. At present, there are challenges in all educational institutions and it is known that overcoming them is not an easy process, because each need requires adaptations, either in the physical structure or the professionals in them. It is a task that requires constant improvement, aiming at a humane and efficient education. Thus, through a qualitative research in works of authors that study the theme, we sought to discuss aspects that involve the whole school community and that are essential for the elaboration and execution of efficient pedagogical proposals that seek the participation of all the stakeholders and decision makers, building an inclusive, collective and participatory education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational managementen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectDemocratic managementen
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectPolitical pedagogical projecten
dc.subjectInnovationen
dc.subjectParticipation and changeen
dc.titleGestão em educação suas expectativas e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNunes, Adriana Pazpt_BR
dc.identifier.nrb001106533pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record