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dc.contributor.advisorFrizzo, Giana Bitencourtpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Patricia Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T04:00:00Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202705pt_BR
dc.description.abstractA transição para a parentalidade é uma das principais mudanças sofridas pela família e se caracteriza como um processo complexo influenciado por fatores ligados ao momento histórico e social. Na adoção, pode haver uma complexificação desse processo por envolver diferentes contextos e histórias. Nesse sentido, a presente tese teve como objetivo compreender esse processo seguindo a abordagem da teoria sistêmica a partir de dois estudos. O primeiro foi uma revisão sistemática de artigos científicos, publicados entre 2005 e 2015, em língua inglesa e portuguesa. A análise temática dos resultados mostrou que os aspectos que têm sido considerados dizem respeito à homoparentalidade, características pessoais dos adotantes e das crianças a serem adotadas, dificuldades com os serviços de adoção e sintomas depressivos pós-adoção. A partir disso, o segundo estudo teve como objetivo compreender longitudinalmente o processo de construção para a parentalidade na adoção. A partir da análise temática, verificou-se que esta é marcada pela presença de um projeto adotivo, que necessita da elaboração da infertilidade e gera expectativas importantes nos pais. Tornar-se pais também inclui um processo de adaptação ao filho e construção da coparentalidade. Além disso, a presença do filho evidenciou a experiência de parentalidade e demandou adaptação dos modelos parentais (scripts) para a criação de novas práticas educativas. Os dois estudos abordaram de maneira complementar e em profundidade a questão da parentalidade por adoção como uma construção. As novas possibilidades metodológicas apresentadas foram fundamentais para a execução da tese.pt_BR
dc.description.abstractThe transition to parenthood is one of the main changes suffered by family and is characterized as a complex process influenced by factors linked to the historical and social context. In adoption, there may be a complexity of this process because it involves different contexts and histories. In this sense, the present thesis aimed to understand this process following the systemic approach from two studies. The first one was a systematic review of scientific articles, published between 2005 and 2015, in English and Portuguese. The thematic analysis showed that the aspects refered to homoparentality, personal characteristics of the adopters and children, difficulties with adoption services and post-adoption depressive symptoms. Thus, the second study aimed to understand in a prospective way the process of constructing parenthood in adoption. Thematic analysis showed that this is marked by the presence of an adoptive project, which requires the elaboration of infertility and generates important expectations in the parents. Becoming parents also includes a process of adapting to child and building coparenting. In addition, the presence of the child evidenced the experience of parenting and demanded adaptation of parental models (scripts) to create new educational practices. The two studies approached, in a complementary and in depth way, the question of adoptive parenthood as a construction. The new methodological possibilities presented were fundamental for the execution of the dissertation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdoption (child)en
dc.subjectAdoçãopt_BR
dc.subjectCoparentingen
dc.subjectPais adotivospt_BR
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.subjectSystemic approachen
dc.subjectHomoparentalidadept_BR
dc.subjectParenthooden
dc.subjectCoparentalidadept_BR
dc.titleO processo de construção da parentalidade no contexto da adoçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001083160pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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