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dc.contributor.advisorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.contributor.authorHolme, Raquel Veitpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T03:59:28Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202487pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo investigar a presença de indícios de uma possível transposição do conhecimento enunciativo benvenistiano para os itens das provas de ingresso no Ensino Superior: provas de língua portuguesa dos vestibulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 1988, 1998, 2008 e 2018; prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 1998; e provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem de 2009 e de 2018. Para tanto, buscam-se fundamentos na Teoria da Enunciação de Benveniste, visto que as reflexões benvenistianas, assim como outras teorias linguísticas centradas no uso, podem estar subjacentes às noções basilares dos PCNs, importante documento balizador das matrizes de referência dos exames de ingresso, gerando efeitos sobre as bancas elaboradoras das provas do Enem e dos vestibulares, no sentido de exigirem dos candidatos uma aprendizagem relacionada ao proposto pelas diretrizes oficiais. O arcabouço teórico fornecerá subsídios para o tratamento da língua entendida no interior de seu funcionamento, na interação entre interlocutores, com estatuto de produtora de sentidos, correspondendo ao que preconizam os PCNs sobre o ensino de língua portuguesa. Assim, em consonância com os Parâmetros Nacionais Curriculares, os quais adotam o texto como unidade básica de ensino, e considerando que a compreensão de todos os itens das provas de ingresso começam em um texto-base, inicia-se uma investigação a trabalhos que operam deslocamentos da teoria benvenistiana para as análises textuais, bem como uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos em que Benveniste comparece nos últimos anos no Brasil. Conclui-se que os elementos enunciativos transversais à abordagem do texto pela perspectiva enunciativa são as noções de intersubjetividade, de forma-sentido e de referência no discurso. Devido à importância de tais elementos enunciativos na abordagem textual, acredita-se que seriam igualmente os mais explorados nas provas de ingresso no curso superior e, por esse motivo, são adotados como os operadores de análise deste trabalho. Refletindo-se sobre o modo como esse conhecimento enunciativo benvenistiano pode ser transposto para os itens das provas do vestibular e do Enem, desenvolve-se a noção de transposição do conhecimento, a partir do conceito de transposição didática. Por meio do percurso de análises das provas de ingresso no Ensino Superior, conclui-se que há, de fato, a presença de indícios das noções de intersubjetividade, referência e forma e sentido nas provas analisadas, havendo um incremento gradativo da transposição de aspectos da perspectiva benvenistiana nas provas durante o intervalo analisado, sendo que a predominância de tal constatação ocorre na prova do vestibular de 2018. Acredita-se que os resultados podem impulsionar mudanças no tipo de formação tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, no sentido de sinalizarem aos professores a importância do ensino de língua portuguesa, tendo-se como perspectiva o quadro enunciativo (eu-tu-ele-aqui-agora).pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral thesis aims to investigate the presence of the evidence of a possible transposition of Benveniste’s enunciative knowledge in the entrance exams of higher education: the Portuguese language entrance exams of Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS - 1988, 1998, 2008 and 2018); the High School National Exam (Enem – 1998); and the Language, Code, and its Technologies tests (Enem - 2009 and 2018). In order to do so, we seek foundations in Benveniste's Theory of Enunciation, as Benvenistian reflections, as well as other language theories centered on the use, may underlie the basic notions of the NCPs, an important document that guides the entrance exams reference matrices, generating effects on the Enem tests and on the entrance exams preparation boards, in order to demand from candidates a learning related to contents of the official guidelines. The theoretical framework will provide subsidies for the treatment of the language understood within its operation, in the interaction between interlocutors, with meaning producing status, corresponding to what the NCPs advocate about the teaching of Portuguese language. Thus, in line with the National Curriculum Parameters, which adopt the text as the basic teaching unit and, considering that the comprehension of all the items of the entrance exams begins in a base text, we started an investigation in studies that tease displacements of Benveniste’s theory to textual analysis, as well as a bibliographic research in books and articles in which Benveniste appears in recent years in Brazil. We conclude that the enunciative elements transversal to the approach of the text by the enunciative perspective are the notions of intersubjectivity, form-meaning and reference in the discourse. Due to the importance of such enunciative elements in the textual approach, we believe that they would also be the most explored in the entrance exams for higher education and, therefore, are adopted as the analysis operators of this work. Reflecting on the way this Benvenistian enunciative knowledge can be transposed in the items of the entrance exams, we developed the notion of knowledge transposition, based on the concept of didactic transposition. Through the course of analysis to the entrance exams to higher education, we conclude that there is indeed the presence of evidence of the notions of intersubjectivity, reference and form-meaning in the tests analyzed, with a gradual increase in the transposition of aspects from the Benvenistian perspective in the tests during the analyzed interval and the predominance of such finding occurs in the 2018 entrance exam. We believe that the results may drive changes in the type of education in both basic and higher education, in order to signal to teachers/professors the importance of teaching Portuguese language having in perspective the enunciative framework (I-you-hehere- now).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBenveniste, Emile, 1902-1976pt_BR
dc.subjectEntrance Exams of Higher Education (“Vestibular” and “Enem”)en
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.subjectBenvenstian Enunciation Theoryen
dc.subjectKnowledge Transpositionen
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectTeoria da enunciaçãopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleEfeitos dos estudos enunciativos nas provas de língua portuguesa para ingresso no ensino superiorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001107732pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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