Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBordini, Maria da Glóriapt_BR
dc.contributor.authorBrizotto, Brunopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T03:58:49Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202471pt_BR
dc.description.abstractEsta tese examina o papel desempenhado pela memória na ficção do escritor brasileiro Erico Verissimo (1905-1975). Para tanto, selecionamos como textos literários de estudo quatro contos – “As mãos de meu filho” (1942), “Sonata” (1958), “Os devaneios do general” (1942) e “A ponte” (1958)”, uma novela – Noite (1954), e um romance – O prisioneiro (1967). Tomadas em conjunto, tais narrativas caracterizam-se como “ficções de memória” (NEUMANN, 2008), uma vez que possibilitam investigar a recordação de episódios pretéritos por meio da análise da forma como os protagonistas realizam a imersão em relação aos seus próprios passados, em seus diferentes contextos, por meio de experiências que transformaram suas vidas, tanto no plano pessoal quanto no coletivo, e como, no processo, (re)constroem suas identidades. O apoio teórico necessário para que possamos atingir tal objetivo procede de autores que examinam a questão da memória a partir de diferentes pontos de vista: Henri Bergson (1999, 2006), Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1989, 1992), David Lowenthal (1998), Joël Candau (2013, 2014) e Paul Ricoeur (2007). Ao final, temos um considerável mosaico de experiências memoriais, as quais auxiliam em uma maior compreensão do fenômeno mnemônico tendo como alvo a ficção de Erico Verissimo.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis examines the role played by memory in the fiction of Brazilian writer Erico Verissimo (1905-1975). In order to do so, we have selected four short stories – “The hands of my son” (1942), “Sonata” (1958), “The daydreams of the general” (1942) and “The bridge” (1958), a novella – Night (1954), and a novel – The prisoner (1967). Taken together, such narratives are characterized as “fictions of memory” (Neumann, 2008), since they make it possible to investigate the recollection of past episodes by analyzing how the protagonists perform the immersion in relation to their own past, in their different contexts, through experiences that have transformed their lives, both personally and collectively, and how, in the process, they (re)construct their identities. The theoretical support necessary to reach such objective comes from authors who examine the question of memory from different points of view: Henri Bergson (1999, 2006), Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1989, 1992), David Lowenthal (1998), Joël Candau (2013, 2014) and Paul Ricoeur (2007). In the end, we have a considerable mosaic of memory experiences, which aid in a greater understanding of the mnemonic phenomenon, targeting the fiction of Erico Verissimo.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVeríssimo, Érico, 1905-1975pt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectForgettingen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEsquecimentopt_BR
dc.subjectHistoryen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleExperiências memoriais na ficção de Erico Verissimopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001107822pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples