Show simple item record

dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorVidal, Leonardo Pogliapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T03:58:07Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202449pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa estuda, através do escopo da Teoria Narrativa, a presença da tradição na re-criação do personagem Monstro do Pântano, da DC Comics, por Alan Moore. O objeto do trabalho é “The End”, última história do arco intitulado American Gothic, publicado entre junho de 1985, em Swamp Thing #37, até julho de 1986, em Swamp Thing #50. Esta tese é estruturada em cinco capítulos. O primeiro apresenta contextualização, lastro teórico e as escolhas realizadas. O segundo acompanha o desenvolvimento do personagem desde sua origem, em House of Mystery #92 (1971), até a última edição antes de American Gothic, Swamp Thing #36 (1985). No terceiro capítulo é realizada uma revisão do arco American Gothic, seguida de considerações sobre seus aspectos narrativos significativos. O quarto capítulo analisa a história “The End”, de acordo com os princípios compilados por Verman e Vervaeck no livro Handbook of Narrative Analysis (2005). O texto é, então, analisado em termos de suas estruturas narrativas (ações e eventos, actantes e personagens, cenário, tempo, narração e focalização). Esta etapa traça paralelos entre elementos da história e da tradição, como os modelos estruturais de Vladimir Propp (1968), A. J. Greimas (1987), Claude Lévi-Strauss (1963) e Joseph Campbell (2004). Outros aspectos da tradição presentes na história também são discutidos neste ponto. O capítulo cinco, prefaceado por rápidas considerações sobre a poética de Moore, foca em colocar os dados examinados a serviço de uma interpretação, com especial atenção para a maneira em que Moore, intencionalmente, emprega elementos da tradição para criar uma narrativa que frequentemente serve um propósito desconstrutivo, minando as próprias fundações que erigiu.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims at analyzing aspects pertaining to tradition in Alan Moore’s re-creation of the DC Comics’ character Swamp Thing through the scope of Narrative Theory. The object of this work is “The End”, the last part of the story arc entitled American Gothic, published between June 1985, with Swamp Thing #37, and July 1986, with Swamp Thing #50. The dissertation is structured in five chapters: the first one explains what is to be done in the work, briefly presents the theoretical background and the choices involved; chapter two follows the development of the character, from its origin in House of Mystery #92 (1971) up to the last issue before American Gothic starts, Swamp Thing #36 (1985); chapter three focuses the American Gothic arc, presenting a brief analysis of the story in its significant narrative aspects; chapter four analyses the story “The End” through the scope of Narrative Theory, according to the principles compiled by Herman and Vervaeck in their book Handbook of Narrative Analysis (2005). To that end, the text is decomposed into its narrative structures (namely, actions and events, actants and characters, setting, time, narration and focalization). During this step, parallels between the story’s elements and established elements of tradition, such as deep structure models for the analysis of myths and the heroic journey, are made, notably Vladimir Propp (1968), A. J. Greimas (1987), Claude Lévi-Strauss (1963) and Joseph Campbell (2004). Other aspects of the tradition appearing in the story, are also discussed at this point. Finally, chapter five, which is prefaced by a quick assessment of Moore’s poetics, focuses in putting the data acquired to the service of an interpretation, with particular attention to the ways in which Moore knowledgeably employs traditional elements in order to create a narrative that consistently serves a deconstructive purpose, effectively working to undermine the foundations it is built upon.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMoore, Alan, 1953-pt_BR
dc.subjectComics and Graphic Novelsen
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectLiteratures in Englishen
dc.subjectSwamp Thingen
dc.subjectGraphic novelspt_BR
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectNarrative Theoryen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleThe root of all evil : tradition and morphology in alan moore’s swamp thingpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001107862pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record