Entre a Gratidão e o Poder : uma coleção de retratos pintados da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Possamai, Zita Rosane | pt_BR |
dc.contributor.author | Eltz, Amanda Mensch | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T04:00:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/202436 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente Dissertação de Mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMusPa/UFRGS), na linha de pesquisa Museus, Museologia e Coleções. A pesquisa centra-se na análise do processo de formação da coleção de retratos de Irmãos e Benfeitores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, preservados atualmente na Coleção Pinacoteca, do Museu Joaquim Francisco do Livramento do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. A investigação utilizou-se do método de estudo de caso, e para tal percorreu a trajetória da coleção por meio de documentos como: livros atas, relatórios, jornais, fotografias e outros. A construção do referencial teórico foi promovida pela análise de oito eixos estudados: a) história das Santas Casas, b) história do retrato, c) representação, d) coleção, e) circulação, f) percurso museal, g) musealidade, h) musealização. Para tanto, foram consultados diversos autores, dentre eles: Alves; Scheiner (2012), Amaral (2003), Araújo (2013), Bohns (2005; 2011), Bourdieu (1996), Castelnuovo (1988; 2006), Chartier (1990; 1991), Cury (2005), Damasceno (1971), Durand (2009), Franco (2003), Gastal (2007), Kern (2007), Krawcyzs (1997), Mairesse (2016), Mensch (1994), Pesavento (1996), Pomian (1985), Possamai (2006), Sá (2013), Schneider (1997). Os capítulos foram esquematizados em 3 núcleos. O primeiro, “As Santas Casa: entre o cuidado e a sociabilidade”, expõe o histórico das Santas Casas, em especial, as de Lisboa e Porto Alegre. O segundo, “O Gênero do Retrato”, exibe a história deste gênero da pintura nos cenários internacional, nacional e local, tendo vistas a apresentação dos retratistas e retratados da coleção estudada. Por fim, “O Percurso de uma Coleção”, que proporciona uma apreciação relativa dos fins de constituição da coleção, circulação (produção, exibição, ápice e declínio), empréstimo, reincorporação e objeto de museu. | pt_BR |
dc.description.abstract | This present dissertation is from the PostGraduate Program in Museology, and Heritage/ CURATORSHIP of the Federal University of Rio Grande do Sul (PPGMusPa / UFRGS), in the research line Museums, Museology and Collections. The research focuses on the analysis of the process of formation of the collection of the research focuses on the analysis of the process of formation of the collection of portraits of Brothers and Benefactors of the Santa Casa de Misericórdia of Porto Alegre, currently preserved in the Pinacoteca Collection of the Joaquim Francisco do Livramento Museum of the Santa Casa Historical and Cultural Center. The investigation used the case study method, and the collection's trajectory was through documents such as minutes books, reports, newspapers, photographs and others. The analysis of eight studied axes promoted the construction of the theoretical framework: a) history of Santas Casas, b) history of the portraiture, c) representation, d) collection, e) circulation, f) museal path, g) museality, h) musealisation. Several authors were researched, among them: Alves; Scheiner (2012), Amaral (2003), Araújo (2013), Bohns (2005; 2011), Bourdieu (1996), Castelnuovo (1988; 2006), Chartier (1990; 1991), Cury (2005), Damasceno (1971), Durand (2009), Franco (2003), Gastal (2007), Kern (2007), Krawcyzs (1997), Mairesse (2016), Mensch (1994), Pesavento (1996), Pomian (1985), Possamai (2006), Sá (2013), Schneider (1997). The chapters were laid out in 3 cores. The first, "As Santas Casa: between care and sociability", presents the history of the Santas Casas, especially in Lisbon and Porto Alegre. The second, "The Gender Portraits" shows the genre History of painting through international, national and local scenarios with a view to the presentation of portraiture and portraiture of the studied collection. Finally, "The Path of a Collection," which provides a relative appreciation of the purposes of the collection's constitution, circulation (production, exhibition, apex, and decline), borrowing, reincorporation, and museum object. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Santa Casa de Porto Alegre | en |
dc.subject | Museu de arte | pt_BR |
dc.subject | Acervo museológico | pt_BR |
dc.subject | Oil portrait | en |
dc.subject | Collection | en |
dc.subject | Representation | en |
dc.subject | Museal pathway | en |
dc.title | Entre a Gratidão e o Poder : uma coleção de retratos pintados da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001107861 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Applied and Social Sciences (6071)