O salto, a queda e a ruína : poéticas do fracasso em Guilherme Peters
Fecha
2019Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A presente pesquisa busca analisar e compreender as potencialidades do fracasso a partir das performances do artista Guilherme Peters. Examinando obras realizadas por ele entre os anos de 2008 e 2016, sempre com o uso de skate, identificam-se ações recorrentes, como o salto, a queda e a ruína gerada. O conjunto performático possibilita problematizar questões da arte e de nossa história. A metodologia aplicada prevê leituras de imagem e entrevista com o artista. Como objetivo final da pesquisa, ...
A presente pesquisa busca analisar e compreender as potencialidades do fracasso a partir das performances do artista Guilherme Peters. Examinando obras realizadas por ele entre os anos de 2008 e 2016, sempre com o uso de skate, identificam-se ações recorrentes, como o salto, a queda e a ruína gerada. O conjunto performático possibilita problematizar questões da arte e de nossa história. A metodologia aplicada prevê leituras de imagem e entrevista com o artista. Como objetivo final da pesquisa, buscou-se uma reflexão sobre o fracasso e sua potencialidade crítica sobre nossa presença no mundo. ...
Abstract
This research seeks to analyze and understand the potentialities of failure from the performances of the artist Guilherme Peters. Examining his works between 2008 and 2016, always with the use of skateboard, we identify recurring actions, such as jumping, falling and the ruin generated. The performative set makes it possible to discuss issues of art and our history. The applied methodology provides image readings and interviews with the artist. As the final objective of the research, we sought ...
This research seeks to analyze and understand the potentialities of failure from the performances of the artist Guilherme Peters. Examining his works between 2008 and 2016, always with the use of skateboard, we identify recurring actions, such as jumping, falling and the ruin generated. The performative set makes it possible to discuss issues of art and our history. The applied methodology provides image readings and interviews with the artist. As the final objective of the research, we sought a reflection on the failure and its critical potentiality on our presence in the world. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2893)Artes Visuales (474)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License