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A qualificação dos profissionais da saúde por meio da educação permanente em saúde - uma revisão, 2004-2018
dc.contributor.advisor | Bordin, Ronaldo | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Milene Pinheiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T03:59:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/202302 | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJETIVO: Realizar uma revisão integrativa da produção indexada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) quanto ao tema “Educação Permanente em Saúde”, publicada entre 2004 e 2018. MÉTODOS: Busca bibliográfica de artigos publicados no período de 2004 a 2018 nas bases de referências da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), contempladas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores “Educação Permanente em Saúde” e “Educação em Saúde”. De um total de 531 textos identificados foram selecionados 36 artigos para análise individual e comparativa. RESULTADOS: Metade dos trabalhos apresentaram como objetivo avaliar o processo de Educação Permanente em Saúde (EPS) vinculados aos diversos serviços de saúde, seja Atenção Básica, Urgência e Emergência e Alta complexidade (UTI e Hospitais); os demais descreveram os processos de implantação e as metodologias empregadas. Dos 36 artigos, 13 apresentaram como região geográfica de estudo o Sul-Sudeste; 19 (52,7%) artigos referiram que as ações de EPS foram atingidas de forma satisfatória e 11 (30,5%) consideraram que estas não atingiram o objetivo; 8 (22,2%) apontaram que os conceitos de Educação Permanente em Saúde e Educação Continuada ainda são muito confundidos - em alguns casos se complementam e outros são antagônicos. CONCLUSÃO: A Educação Permanente em Saúde vem sendo pautada pelos princípios estabelecidos na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Em mais da metade dos artigos, houve a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, e como consequência a aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJETIVO: Realizar una revisión integrativa de la producción indizada en la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) en cuanto al tema “Educación Permanente en Salud”, publicada entre 2004 y 2018. MÉTODOS: Búsqueda bibliográfica de artículos publicados en el período de 2004 a 2018 en bases de referencias de la Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), Sistema Online de Búsqueda y Análisis de Literatura Médica (MEDLINE) y Scientific Electronic Library Online (SciELO), contempladas por la Biblioteca Virtual en Salud (BVS), con los descriptores “Educación Permanente en Salud” y “Educación en Salud”. De un total de 531 textos identificados fueron seleccionados 36 artículos para análisis individual y comparativo. RESULTADOS: La mitad de los trabajos presentaron como objetivo evaluar el proceso de Educación Permanente en Salud (EPS) vinculados a los diversos servicios de salud, sea Atención Básica, Urgencia y Emergencia y Alta Complejidad (UTI y Hospitales); los demás han descrito los procesos de implantación y las metodologías empleadas. De los 36 artículos, 13 presentaron como región geográfica de estudio el Sur-Sureste; 19 (52,7%) artículos señalaron que las acciones de EPS fueron alcanzadas de forma satisfactoria y 11 (30,5%) consideraron que éstas no alcanzaron el objetivo; 8 (22,2%) señalaron que los conceptos de Educación Permanente en Salud y Educación Continua todavía son muy confundidos - en algunos casos se complementan y otros son antagónicos. CONCLUSIÓN: La Educación Permanente en Salud viene siendo pautada por los principios establecidos en la Política Nacional de Educación Permanente en Salud. En más de la mitad de los artículos, hubo la transformación de las prácticas profesionales y de la propia organización del trabajo, y como consecuencia el aprendizaje significativo. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Recursos humanos | pt_BR |
dc.title | A qualificação dos profissionais da saúde por meio da educação permanente em saúde - uma revisão, 2004-2018 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001106238 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Pública UAB | pt_BR |
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Ciencias Sociales Aplicadas (3537)