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dc.contributor.advisorPapi, Luciana Pazinipt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Jessé Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T03:59:36Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202284pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho caracteriza o Planejamento Estratégico Situacional explicando sua aplicabilidade e uso para a área da educação. Além disso, busca estabelecer uma relação entre o orçamento municipal, então aquele já instituído legalmente, e que se materializa através do Plano Plurianual, e o planejamento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. Para tanto utiliza-se da pesquisa bibliográfica, documental, exploratória, e por estar relativizada em um local específico, torna-se um estudo de caso. Através das respostas do questionário, busca-se uma relação entre a percepção dos entrevistados e a teoria que embasa a utilização do Planejamento Estratégico Situacional, aplicada especificamente para a área educacional. Como conclusão: constata-se a necessidade de um planejamento único que contemple outros planejamentos já existentes dentro de um órgão, para que, assim, torne-se um instrumento de gestão que englobe as ações desenvolvidas em uma secretaria municipal de educação.pt_BR
dc.description.abstractThis work characterizes the Strategic Situational Planning explaining its applicability and use for the education area. In addition, it seeks to establish a relationship between the municipal budget, then the one already established legally, and which materializes through the Pluriannual Plan, and the planning developed by the Municipal Department of Education of São Leopoldo. In order to do so, it uses bibliographic, documentary, exploratory research, and because it is relativized in a specific place, it becomes a case study. Through the answers of the questionnaire, a relationship between the interviewees' perception and the theory underlying the use of Situational Strategic Planning, applied specifically for the educational area, is sought. As a conclusion: there is a need for a single planning that contemplates other existing planning within a public organ, so that, as such, it becomes a management tool that encompasses the actions developed in a municipal education department.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPublic administrationen
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectPlanning in educationen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectEducation policiesen
dc.titleO planejamento estratégico situacional como ferramenta de construção das ações educacionais no planejamento governamental : uma análise no município de São Leopoldopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106032pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


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