O planejamento estratégico situacional como ferramenta de construção das ações educacionais no planejamento governamental : uma análise no município de São Leopoldo
dc.contributor.advisor | Papi, Luciana Pazini | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Jessé Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T03:59:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/202284 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho caracteriza o Planejamento Estratégico Situacional explicando sua aplicabilidade e uso para a área da educação. Além disso, busca estabelecer uma relação entre o orçamento municipal, então aquele já instituído legalmente, e que se materializa através do Plano Plurianual, e o planejamento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. Para tanto utiliza-se da pesquisa bibliográfica, documental, exploratória, e por estar relativizada em um local específico, torna-se um estudo de caso. Através das respostas do questionário, busca-se uma relação entre a percepção dos entrevistados e a teoria que embasa a utilização do Planejamento Estratégico Situacional, aplicada especificamente para a área educacional. Como conclusão: constata-se a necessidade de um planejamento único que contemple outros planejamentos já existentes dentro de um órgão, para que, assim, torne-se um instrumento de gestão que englobe as ações desenvolvidas em uma secretaria municipal de educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work characterizes the Strategic Situational Planning explaining its applicability and use for the education area. In addition, it seeks to establish a relationship between the municipal budget, then the one already established legally, and which materializes through the Pluriannual Plan, and the planning developed by the Municipal Department of Education of São Leopoldo. In order to do so, it uses bibliographic, documentary, exploratory research, and because it is relativized in a specific place, it becomes a case study. Through the answers of the questionnaire, a relationship between the interviewees' perception and the theory underlying the use of Situational Strategic Planning, applied specifically for the educational area, is sought. As a conclusion: there is a need for a single planning that contemplates other existing planning within a public organ, so that, as such, it becomes a management tool that encompasses the actions developed in a municipal education department. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Public administration | en |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Planning in education | en |
dc.subject | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | Strategic planning | en |
dc.subject | Education policies | en |
dc.title | O planejamento estratégico situacional como ferramenta de construção das ações educacionais no planejamento governamental : uma análise no município de São Leopoldo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001106032 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Pública UAB | pt_BR |
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