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dc.contributor.advisorCorona, Marilice Villeroypt_BR
dc.contributor.authorSantos, Marcelo Armesto dospt_BR
dc.date.accessioned2019-11-30T04:06:23Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202215pt_BR
dc.description.abstractO presente texto trata de um conjunto de trabalhos configurados em séries chamado Entre. Por meio de uma pesquisa de superfície, à exemplo da prática historiográfica de Aby Warburg, busco tecer relações e tangenciamentos entre as seis séries que compõem o presente estudo (Vago, Preciso #2, Capitular, Desmontagem, Monte e Pretexto #2) e as obras de variados artistas. Salta como crucial a presença de enunciados e regras — aqui conceituados como pretextos poéticos — que atuam como gatilhos produtivos e, portanto, o estudo da produção sistemática do objeto artístico. As séries orbitam um romance de Italo Calvino, chamado Se um viajante numa noite de inverno e, com isso, estabeleço uma relação prática e teórica com a literatura como promotora de procedimentos criativos. Aproximando-me primordialmente das ideias de Gilles Deleuze, Maurice Blanchot, Georges Didi-Huberman (e, por conta desse último, de Aby Warburg e Walter Benjamin), abordo minha produção poética sob a ótica da repetição, da sobrevivência, da grade, da relação entre precisão e imprecisão.pt_BR
dc.description.abstractThis text deals with a set of works configured in series called Entre. Through a surface research, like Aby Warburg’s art story study, I aim to stabilish relationships and tangent points between the six series that compose the present study (Vago, Preciso # 2, Capitular, Desmontagem, Monte and Pretexto # 2) and the work of various artists. The presence of statements and rules - conceptualized here as poetic pretexts - that act as productive triggers and, therefore, the study of the systematic production of the artistic object, is crucial. The series orbit a novel by Italo Calvino, called “If on a Winter’s Night a Traveler”, so I establish a practical and theoretical relationship with literature as a booster of creative procedures. Primarily approaching the ideas of Gilles Deleuze, Maurice Blanchot, Georges Didi-Huberman (and Aby Warburg and Walter Benjamin), I approach my poetic production from the perspective of repetition, survival, grid, relationship between accuracy and inaccuracy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCalvino, Ítalo, 1923-1985pt_BR
dc.subjectPoéticas visuaispt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectRepetição (Arte)pt_BR
dc.titleEntre : inventários e pretextos de uma poética da sériept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001107475pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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