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dc.contributor.advisorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorMostardeiro, Martinapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-28T03:58:53Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202143pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta o processo de desenvolvimento de um framework para estabelecer os requisitos de projeto de interiores residenciais para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que atenda às necessidades relacionadas aos estímulos do ambiente construído. A pesquisa foi baseada em: uma fundamentação teórica sobre o diagnóstico, graus e incidência do TEA; características e sensibilidades dos indivíduos com TEA; Teoria de Integração Sensorial (TIS) e Quality Function Deployment (QFD); e no paradigma da "Design Science Research", pois procurou solucionar uma classe específica de problema e produzir conhecimento. Foi realizada uma revisão de literatura, uma análise de metodologias similares, entrevistas com especialistas e com mães de pessoas autistas, a fim de entender como a sensibilidade e os comportamentos das crianças com TEA se relacionam com os estímulos do ambiente construído. Foram observadas quatro crianças e um adulto em suas residências para identificar os comportamentos desencadeados em resposta à sensibilidade aos estímulos do ambiente construído. A partir do entendimento da sensibilidade, do reconhecimento dos comportamentos e dos fundamentos da TIS, foi elaborado um protocolo que possibilita a identificação das necessidades de uma criança com TEA em relação aos estímulos do ambiente construído. Os conhecimentos obtidos possibilitaram o desenvolvimento deste framework, uma ferramenta de fácil compreensão, para ser aplicado no desenvolvimento de projetos de interiores residenciais. A aplicabilidade dos procedimentos adotados neste framework foi avaliada por seis designers de interiores. O resultado desta pesquisa é um framework para orientar na definição de requisitos de projeto de interiores, útil aos profissionais que intentem trabalhar com projetos de ambientes para crianças com TEA, resgatando o princípio de projetar para o indivíduo. Bem como, pretende abrir ao meio acadêmico uma possibilidade de intensificar estudos na área de design de interiores que resultem em melhorias na qualidade dos projetos de ambientes.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents the developing process for a framework to establish the (residential) interior design requirements for children with Autism Spectrum Disorder (ASD), that meets the needs of these children in relation to the stimuli of the built environment. The research was based on: a theoretical foundation on the diagnosis, degrees and incidence of ASD; ASD individual's Characteristics and sensitivities; Sensory Integration Theory and Quality Function Deployment (QFD); and in the "Design Science Research" paradigm', for it sought to solve a specific class of problem and produce knowledge. A literature review, an analysis of similar methodologies, interviews with specialists and mothers of autistic people were conducted to understand how the sensitivity and behaviors of children with ASD relate to the stimuli of the built environment. Four children and one adult were observed in their homes to identify the behaviors triggered in response to the sensitivity to the stimuli of the built environment. From the understanding of sensitivity, recognition of behaviors and fundamentals of SIT, a protocol was elaborated that allows the identification of the needs of a child with ASD in relation to the stimuli of the built environment. From the sensitivity understanding, behaviors recognition, and Sensory Integration Theory fundamentals, was elaborated a protocol that allows the identification of the needs of a child with ASD in relation to the stimuli of the built environment. The knowledge gained enabled the development of this framework, an easy-to-understand tool to be applied in interior designs (residential) development. The procedures applicability adopted in this framework was evaluated by six interior designers. The result of this research is a tool to guide the interior design requirements definition, useful for professionals who intend to work with environment projects for children with ASD, rescuing the principle of design for the individual. As well as, it intends to open to the academic environment a possibility to intensify studies in the interior design area that result in improvements in the quality of the environment projects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de interiorespt_BR
dc.subjectInterior designen
dc.subjectProject requirementsen
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectResidênciaspt_BR
dc.subjectResidential environmenten
dc.subjectChildren with ASDen
dc.subjectAutism friendly environmenten
dc.titleDesign de interiores para crianças com TEA : proposta de framework para definição de requisitos de projetopt_BR
dc.title.alternativeInterior design for children with ASD : proposed framework for defining project requirementsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106712pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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