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dc.contributor.advisorCarvalho, Any Raquel Souza dept_BR
dc.contributor.authorKüstner, Christoph Clemenspt_BR
dc.date.accessioned2019-11-28T03:56:25Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202121pt_BR
dc.description.abstractimprovisação de prelúdios corais ao órgão e sua sistematização. Dentro do repertório organístico, a música voltada à melodias de corais exerce um papel importante. O prelúdio coral na forma Pachelbel é conhecido pela obra do organista e compositor alemão Johann Pachelbel (1653-1706), o qual não foi o gerador desta forma, mas sistematizou seu uso nas suas composições para órgão. Além de Johann Pachelbel, Johann Gottfried Walther (1684-1748) compôs uma quantidade expressiva de prelúdios na forma Pachelbel. A partir da análise de vinte prelúdios corais de Johann Pachelbel e Johann Gottfried Walther, a pesquisa investiga quais são os elementos musicais utilizados como ferramentas composicionais na forma Pachelbel. Com o mapeamento dos elementos musicais (a elaboração de um motivo musical derivado do cantus firmus, pré-imitação, fugato, contraponto, diminuição, harmonização do cantus firmus na aumentação, aplicação de notas de passagens e bordaduras), tem como resultado um procedimento de exercícios para a improvisação, fundamentados no estudo analítico dos prelúdios de Johann Pachelbel e Johann Gottfried Walther. Estes exercícios poderão servir de modelo para organistas que queiram aprender a improvisar utilizando este forma.pt_BR
dc.description.abstractimprovisation of organ chorale preludes and its systematization. Within the organ repertoire, music based on chorale melodies plays an important role. The chorale prelude in Pachelbel form is well-known by the work of German composer and organist Johann Pachelbel (1653-1706), who was not the generator of this form, but systematized its use in his compositions for the organ. In addition to Johann Pachelbel, Johann Gottfried Walther (1684-1748) composed an impressive number of preludes in Pachelbel form. The musical elements used as compositional tools in the Pachelbel form were investigated starting from the analysis of twenty chorale preludes by Johann Pachelbel and Johann Gottfried Walther. After mapping the musical elements such as the preparation of a musical motive derived from the cantus firmus, pre-imitation, fugato, counterpoint, diminution, harmonization of the cantus firmus in augmentation in the harmonic style of Johann Pachelbel, and the application of passing notes and upper neighbor tones, a procedure based on the analytical study of the preludes of Johann Pachelbel and Johann Gottfried Walther was elaborated. These exercises may serve as a model for organists who desire to learn how to improvise using this form.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPachelbel, Johann, 1653-1706pt_BR
dc.subjectPachelbelen
dc.subjectPachelbel formen
dc.subjectWalther, Johann Gottfried, 1648-1748pt_BR
dc.subjectÓrgãopt_BR
dc.subjectWaltheren
dc.subjectOrganen
dc.subjectImprovisação musicalpt_BR
dc.subjectImprovisationen
dc.subjectPrelúdio coralpt_BR
dc.subjectChorale preludeen
dc.titleA improvisação na forma Pachelbel a partir de prelúdios corais de Pachelbel e Walther : uma proposta de exercícios de improvisação para organistaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001106793pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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