Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorMossmann, Diane Lenzpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T04:02:57Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201988pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar o nível de escolaridade atual dos servidores públicos estaduais do Rio Grande do Sul em relação ao exigido no cargo de provimento, limitado a administração direta do Poder Executivo. Ou seja, avaliar o percentual de servidores que fizeram concurso para cargo de nível fundamental e médio, mas possuem graduação (e pós, mestrado ou doutorado) e verificar o percentual dos que fizeram concurso para nível superior e continuaram se qualificando. Além disso, examinar em quais áreas de formação se concentram ou não as escolhas dos servidores e investigar a gestão de pessoas no Poder Executivo estadual para discutir ações que podem ser tomadas para aproveitamento do quadro de servidores. As questões envolvendo escolaridade foram analisadas através das informações fornecidas pelo banco de dados da Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos utilizando estatística básica e a discussão sobre gestão de pessoas através de referencial teórico. Os resultados encontrados mostram que mais de setenta por cento dos servidores já completaram algum tipo de curso em nível superior, concluindo que existe diferença entre a escolaridade exigida e efetiva dos servidores públicos nos órgãos do Poder Executivo Estadual e que as áreas de formação são diversas e, por isso, a gestão de pessoas pode auxiliar o melhor uso dos talentos disponíveis.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to research the current level of education of the public servants of the state of Rio Grande do Sul in relation to the required in the filling position, limited to the Executive Power and the direct administration. In order words, analyze the percentage of servants that have joined a position which requires an elementary school or high school degree, but have a university degree or higher and verify the percentage of those who have joined a higher-level position and continued to qualify. In addition, check in which areas (or not) the servants choices are focused and investigate the people management in the state Executive Power to discuss actions that can be taken to take advantage of the staff. The questions involving education were analyzed through the information provided by the database of the Administrative Modernization and Human Resources Secretariat using basic statistics and the discussion about people management through theoretical reference. The results show that more than seventy percent of the employees have completed some type of university degree or higher, concluding that there is a difference between the required and effective education of public servants of the state Executive Power and the areas are diverse and, therefore, people management can assist to make the best use of the available talent.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLevel of educationen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.subjectPublic servanten
dc.subjectExecutive poweren
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectDirect administrationen
dc.subjectPeople managementen
dc.titlePerfil do nível de escolaridade do servidor público ativo do poder executivo do estado do Rio Grande do Sul : análise entre escolaridade exigida e efetivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFaganello, Claucia Piccolipt_BR
dc.identifier.nrb001105785pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples