Feira do Livro de Gramado : uma política pública de cidadania cultural que fomenta e incentiva a democracia cultural
Fecha
2019Autor
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Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
O trabalho buscou analisar a relevância de uma Política Pública de Cidadania Cultural em relação ao fomento e incentivo a democracia cultural, através de estudo de caso da Feira do Livro de Gramado. O estudo realizado iniciou pela tentativa de conhecer a história deste evento tradicional na cidade Gramado, desde seu surgimento, tendo por foco a 22ª Feira do Livro de Gramado, que ocorreu em 2018. A seguir, buscou-se entender os conceitos de cidadania cultural, políticas públicas e democracia cul ...
O trabalho buscou analisar a relevância de uma Política Pública de Cidadania Cultural em relação ao fomento e incentivo a democracia cultural, através de estudo de caso da Feira do Livro de Gramado. O estudo realizado iniciou pela tentativa de conhecer a história deste evento tradicional na cidade Gramado, desde seu surgimento, tendo por foco a 22ª Feira do Livro de Gramado, que ocorreu em 2018. A seguir, buscou-se entender os conceitos de cidadania cultural, políticas públicas e democracia cultural. A metodologia utilizada no estudo, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa em forma de estudo de caso. A coleta de dados teve por base entrevistas semiestruturados e análise documental. As entrevistas foram realizadas, com a Primeira Coordenadora da Feira do Livro de Gramado; a Coordenadora da 22ª edição da Feira do Livro de Gramado; o Secretário Municipal da Cultura de Gramado em 2018; duas professoras da rede de ensino do município de Gramado; e uma visitante da 22ª edição da Feira. Segue com a apresentação destes dados, apresentando o histórico da Feira do livro de Gramado, o detalhamento da 22ª edição, suas características em relação aos termos política pública, cidadania cultural e democracia cultural e descreve de que forma este evento incentiva e fomenta a democracia cultural no município de Gramado. Finaliza com as considerações finais sobre o presente trabalho, respondendo ao problema de pesquisa, bem como os objetivos específicos e gerais. ...
Abstract
The work aimed at analyzing the relevance of a public policy of cultural citizenship regarding the promotion and encouragement of cultural democracy, by means of a case study of the Book Fair of Gramado. The study has started by attempting to get to know the history of this traditional event of Gramado municipality, since its beginning, focusing on the 22nd Book Fair of Gramado, which was held in 2018. Then we pursued to understand the concepts of cultural citizenship, public policies and cultu ...
The work aimed at analyzing the relevance of a public policy of cultural citizenship regarding the promotion and encouragement of cultural democracy, by means of a case study of the Book Fair of Gramado. The study has started by attempting to get to know the history of this traditional event of Gramado municipality, since its beginning, focusing on the 22nd Book Fair of Gramado, which was held in 2018. Then we pursued to understand the concepts of cultural citizenship, public policies and cultural democracy. The methodology used in the study is characterized as a qualitative research in the form of a case study. The data collection was based on semi-structured interviews and documentary analysis. The interviews were done with the First Coordinator of the Book Fair of Gramado; the Coordinator of the 22nd edition of the Book Fair of Gramado; the Municipal Secretary of the Department of Culture of Gramado in 2018; two teachers from the education system of Gramado municipality and a visitor to the 22nd edition of the Fair. The presentation of these data follows by showing the history of the Book Fair of Gramado, the details of the 22nd edition, its features in relation to the terms of public policy, cultural citizenship and cultural democracy and describes how this event encourages and promotes cultural democracy in Gramado municipality. It finishes with the final considerations about the present work, replying to the research issue, as well as the specific and general objectives. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (3537)
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