O conceito de energia em crianças de 5ª a 8ª séries e suas implicações no ensino integrado de ciências
View/ Open
Date
1979Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho consta de um estudo exploratório sobre o conceito de ENERGIA, em crianças de escolaridade de 1º Grau, compreendendo alunos de 5ª a 8ª séries, de ambos os sexos, de uma escola de nível sócio-econômico médio superior de Porto Alegre. O projeto piloto consistiu na testagem de um instrumento de avaliação, aplicado a uma amostra aleatória de 49 alunos de ambos os sexos, de 5ª a 8ª séries, integrantes da escola acima referida. O mesmo instrumento de avaliação foi aplicado em alunos lice ...
Este trabalho consta de um estudo exploratório sobre o conceito de ENERGIA, em crianças de escolaridade de 1º Grau, compreendendo alunos de 5ª a 8ª séries, de ambos os sexos, de uma escola de nível sócio-econômico médio superior de Porto Alegre. O projeto piloto consistiu na testagem de um instrumento de avaliação, aplicado a uma amostra aleatória de 49 alunos de ambos os sexos, de 5ª a 8ª séries, integrantes da escola acima referida. O mesmo instrumento de avaliação foi aplicado em alunos licenciandos do Curso de Física, de Porto Alegre, com o objetivo de se poder estabelecer possíveis parâmetros de comparação relativos às respostas dadas. Realizado o estudo piloto foram estudados 171 alunos, homogêneos quanto à classe sócio-econômica, na faixa etária compreendida entre 9 e 16 anos. São analisadas as respostas dos alunos referentes ao conhecimento do conceito de energia; à identificação dos elementos semânticos explícitos e implícitos, abrangendo o conceito de energia e à sequência do fenômeno bem como ao grau de identificação de elementos semânticos implícitos, compreendedo especificamente o conceito de energia e o número total de relações estabelecidas, sexo, idade, nível de pensamento operatório, conceitos obtidos em Matemática, Ciências, Estudos Sociais e Comunicação e Expressão, além de serem analisados outros aspectos em função dos problemas propostos. O tratamento estatístico foi desenvolvido utilizando-se o STATISTICAL PACKAGE FOR THE SOCIAL SCIENCES (SPSS) e baseou-se na distribuição de frequência associada de casos, de acordo com duas ou mais variáveis classificatórias (Crosstabulation). Os dados da pesquisa foram processados pelo Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dentre os testes estatísticos de significância, indicados pela CROSSTABULATION, optou-se pelo Eta, que é uma medida de associação designada razão ou Índice de correlação entre duas ou mais variáveis. Para se verificar o grau de significância do valor de ETA utilizou-se o teste Z, cujos valores obtidos sugerem que os resultados encontrados na pesquisa podem ser considerados estatisticamente significativos a um nível de 0,05. Em razão da relevância e oportunidade do tema, várias sugestões e hipóteses de trabalho são apresentadas para pesquisas posteriores, relacionadas à ENERGÉTICA ECOLÓGICA e ao ENSINO INTEGRADO DE CIÊNCIAS ao nível de 1º Grau. ...
Abstract
This exploratory study investigates the concept of "energy" that 5th to 8th elementary school students have. Data collection took place in a school of Porto Alegre of high socio-economic level. The pilot-project tested an evaluation instrument which was applied to a randomly chosen sample of 49 students of both sexes. The same instrument was applied to students licenced in Physics in Porto Alegre, in order to set a parameter for comparison between answers. After that, a sample of 171 students o ...
This exploratory study investigates the concept of "energy" that 5th to 8th elementary school students have. Data collection took place in a school of Porto Alegre of high socio-economic level. The pilot-project tested an evaluation instrument which was applied to a randomly chosen sample of 49 students of both sexes. The same instrument was applied to students licenced in Physics in Porto Alegre, in order to set a parameter for comparison between answers. After that, a sample of 171 students of age ranging from 9 up to 16 and belonging to equal socio-economic class was constituted. Students' answers were analysed as to their knowledge of the concept "energy"; to the identification of implicit and explicit semantic elements, comprising the concept "energy" and the phenomenon sequence, as well as the level of identification of the implicit semantic elements, embodying specifically the concept "energy" and the total number of established relationships, sex, age, level of operational thinking, grades obtained in Math, Science, Humanities, and Portuguese, including other aspects related to the subject matter in study. Statistical treatment was done through crosstabulation with basis on the "Statistical Package for the Social Sciences". Data were processed by the Data Processing Center of the Federal University of Rio Grande do Sul. From among significant statistical tests found through this treatment, the Eta test was chosen for being a measure of association or correlation index between two or more variables. In order to survey the significance level of Eta, the test Z was utilized and showed significance at 0.05 level. Taking into consideration the relevance and timeliness of the subject, several suggestions and study hypotheses are offered for consideration for further research work to "ecologic energetic" and the comprehensive teaching Science in the elementary school. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Gradução em Educação.
Collections
-
Humanities (7479)Education (2504)
This item is licensed under a Creative Commons License