Chemistry in National Network - ProfQui: Recent Submissions
Now showing items 21-29 of 29
-
Plantas medicinais e estereoisomeria no ensino médio : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa
(2020) [Dissertation]Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um produto educacional desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta é ... -
Unidade temática sobre poluição atmosférica : uma estratégia baseada em metodologias ativas para o Ensino Médio
(2020) [Dissertation]A Química, geralmente, vem sendo apresentada de forma puramente teórica e superficial, como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Em contrapartida, estudar Química Ambiental ... -
Conteúdos cordiais no ensino de química : o café, a erva-mate e a cafeína em uma abordagem humanizada
(2020) [Dissertation]O consumo do café iniciou na região da atual Etiópia por cabras que ingeriam os frutos e as folhas de uma planta até então desconhecida. Já o uso da espécie vegetal ervamate, começou pelos índios guaranis antes da chegada ... -
Termoquímica em quadrinhos : uma ferramenta didática para o ensino de conceitos químicos abordados no nível médio
(2020) [Dissertation]Os estudantes, além de aprenderem os conteúdos no contexto escolar, também podem aprender no contexto de seu cotidiano. Alguns termos, como por exemplo, calor, têm significados distintos quando comparados os conceitos ... -
Nanotecnologia como tema para abordagem dos conteúdos de estrutura atômica e propriedades dos materiais
(2020) [Dissertation]A presente dissertação apresenta resultados da investigação realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, no curso noturno, utilizando estratégia de experimentação com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade ... -
A soja como tema interdisciplinar para a aprendizagem de conceitos químicos
(2019) [Dissertation]Esta dissertação é resultado do Mestrado Profissional em Química em rede nacional (PROFQUI/UFRGS). No referencial teórico estão contempladas as questões: pedagógica na qual define-se a Situação de Estudo (SE), metodológica ... -
Diagnóstico de dificuldades de aprendizagem relacionadas ao estudo da estequiometria com alunos do ensino médio da rede pública estadual do rio grande do sul e proposta de estratégia didática
(2019) [Dissertation]Muitos alunos do Ensino Médio apresentam baixo desempenho nos conceitos de Estequiometria. Este desempenho também desencadeia um baixo rendimento na disciplina de Química e, consequentemente, baixo rendimento no curso, ... -
Análise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativas
(2019) [Dissertation]Este trabalho propõe a reformulação de atividades práticas padronizadas, em formato de roteiro detalhado para torná-las atividades experimentais investigativas, ancoradas na investigação científica. Pretende-se estabelecer ... -
Abordando a poluição hídrica com estudantes do ensino médio por meio de uma sequência didática
(2019) [Dissertation]Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma sequência didática sobre o tema gerador “água” versando sobre fontes de poluição hídrica a alunos do ensino médio. A razão do desenvolvimento da atividade centra-se na necessidade ...