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dc.contributor.advisorRapkiewicz, Clevi Elenapt_BR
dc.contributor.authorRedaelli, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:55:41Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201774pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram diversas inovações em um período de tempo muito curto, tendo um grande impacto em diversas esferas na vida das pessoas, como na forma de trabalhar, estudar e de socializar. Podendo ser percebida em diversos setores da sociedade entre eles a educação. Esta recente forma de interação dos estudantes utilizando os meios de informação e comunicação, principalmente os sites de redes sociais, apresenta uma nova realidade nas escolas. Porém essas modificações não são somente positivas, trazendo diversos problemas como as agressões virtuais, a auto exposição em demasia, a perseguição, o roubo de informações, a pedofilia digital, grupos de incentivo de suicídio. Nesse contexto, realizou-se o diagnóstico do nível de conhecimento sobre cyberbullying, legislação específica, além da relação das vítimas e agressores com o uso das mídias e auto exposição virtual entre alunos de duas escolas de ensino médio localizadas na região serrana do Rio Grande do Sul, visando fornecer subsídios para que ações de prevenção sejam realizadas.pt_BR
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies have brought many innovations in a very short period of time, having a great impact on various spheres in people's lives, such as how to work, study and socialize. It can be perceived in several sectors of society, including education. This recent form of interaction of students using the media and communication, especially social networking sites, presents a new reality in schools. But these changes are not only positive, bringing various problems such as virtual aggression, too much self-exposure, persecution, information theft, digital pedophilia, suicide incentive groups. In this context, the level of knowledge about cyberbullying, specific legislation, and the relationship of victims and perpetrators with the use of media and virtual self-exposure among students of two high schools located in the mountain region of Rio Grande do Sul South, in order to provide subsidies for preventive actions to be taken.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual aggressionsen
dc.subjectAgressãopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectCyberbullyingpt_BR
dc.titleDiagnóstico sobre cyberbullying no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThis should be the title in English en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106663pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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