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dc.contributor.advisorBergue, Sandro Trescastropt_BR
dc.contributor.authorKlotz, Alicept_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:54:53Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201758pt_BR
dc.description.abstractEm função do advento do Decreto 5.707/2006, que Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, o termo Gestão por Competência vem crescendo em importância no Setor Público. Dentro desse Cenário, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE-RS - órgão da Administração Pública Direta Estadual, que exerce o controle externo sobre a gestão do Estado e dos Municípios do Rio Grande do Sul, vem se inserindo no contexto da Gestão Estratégica de Pessoas, através da Gestão por Competências. O estudo consiste em uma abordagem qualitativa com os auditores do TCE/RS na busca por elencar as principais competências comportamentais necessárias a um Coordenador de Serviços de Auditoria Estadual – SAE. Para coleta de dados, foram feitas entrevista e grupo focal com os auditores do Tribunal. Quanto à análise de dados foi utilizado a análise de conteúdo e a análise documental. Como resultado, foi possível elencar 9 competências comportamentais importantes para um Coordenador do SAE. Assim, buscou-se auxiliar o TCE/RS a mapear as competências comportamentais relevantes para sua realidade e a entender melhor o que os servidores esperam de seus gestores.pt_BR
dc.description.abstractDue to the advent of Decree 5.707 / 2006, which establishes the Policy and Guidelines for the Development of Personnel of the Direct, Autarchic and Foundational Federal Public Administration, the concept of management by competence has been growing in importance in the public sector. Within this scenario, we find the Court of Auditors of the State of Rio Grande do Sul - TCE-RS – an arm of the State Direct Public Administration which exercises external control over the management of the State and municipalities of Rio Grande do Sul. Through management by competence, this organ-of-state has been thrust into the context of strategic human resource administration in order to qualify staff. Our study consists of qualitative research regarding the auditors of the TCE, in order to identify the main behavioral competencies that a Coordinator of the State Audit Services (SAE) should have. For data collection, Court auditors were invited to participate in interviews and a focus group. As for data assessment, content analysis and documentary analysis were used. Based on the results of these analyses, nine behavioral competencies were identified as being important for a SAE Coordinator to possess. In this way, we lent our support to the TCE / RS by charting the behavioural competencies relevant to their working reality and by improving their understanding of what civil service employees expect from their managers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectManagement by competence in the public sectoren
dc.subjectControle externopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectStrategic human resource managementen
dc.subjectBehavioural Competenciesen
dc.titleMapeamento de competências para a realidade de um órgão técnico de controle externo do TCE/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090370pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Administração Pública e Contemporâneapt_BR


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