Uso de recursos tecnológicos no ensino de matemática para deficientes visuais
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Specialization
Title alternative
Use of Technology Resources in Mathematics Teaching for the Visually Impaired
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como objetivo compreender como o uso de recursos tecnológicos contribui no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por alunos com deficiência visual. Para isso, discorre-se sobre a legislação referente ao tema da inclusão quanto a políticas inclusivas, formação de professores e deficiência visual. Também, discute-se sobre o ensino de Matemática para alunos com deficiência visual, abordagens e recursos. Apresentase recursos tecnológicos voltados ao ensino de Matem ...
O presente trabalho tem como objetivo compreender como o uso de recursos tecnológicos contribui no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por alunos com deficiência visual. Para isso, discorre-se sobre a legislação referente ao tema da inclusão quanto a políticas inclusivas, formação de professores e deficiência visual. Também, discute-se sobre o ensino de Matemática para alunos com deficiência visual, abordagens e recursos. Apresentase recursos tecnológicos voltados ao ensino de Matemática para deficientes visuais. Para a realização deste trabalho, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e a pesquisa de campo pautada num estudo de caso. Os sujeitos participantes do estudo foram constituídos por pessoas com deficiência visual que frequentam uma instituição de apoio especializada em um município no interior do Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados, recorreu-se à entrevista semiestruturada com esses sujeitos. Por meio da entrevista, buscou-se discorrer sobre o ensino de Matemática na escola regular, se recursos tecnológicos eram utilizados e como isto ocorria. Ainda, de que forma os entrevistados acreditam que recursos tecnológicos podem ser utilizados na aula de Matemática e quais características devem apresentar. A partir da análise dos dados, aliada aos discursos dos entrevistados e à luz do embasamento teórico, verificou-se que o uso dos recursos tecnológicos ainda é restrito em função da escassez de materiais e do desconhecimento. Ainda assim, o uso das tecnologias é visto com grande potencial, pela autonomia e acessibilidade que podem proporcionar e superar limitações. Assim, tendem a contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, desde que o professor tenha conhecimento e formação sobre os recursos. ...
Abstract
The present study aims to understand how the use of technological resources contributes to the teaching and learning process of mathematics by students with visual impairment. For this, we discuss the legislation regarding the theme of inclusion in terms of inclusive policies, teacher training and visual impairment. In addition, we discuss the teaching of Mathematics for students with visual deficiencies, approaches and resources. We present technological resources focused on the teaching of ma ...
The present study aims to understand how the use of technological resources contributes to the teaching and learning process of mathematics by students with visual impairment. For this, we discuss the legislation regarding the theme of inclusion in terms of inclusive policies, teacher training and visual impairment. In addition, we discuss the teaching of Mathematics for students with visual deficiencies, approaches and resources. We present technological resources focused on the teaching of mathematics for the visually impaired. For this study, qualitative research and field research guided on a case study were used as methodology. The participants in the study consisted of visually impaired people who attend a specialized support institution in a municipality in the interior of Rio Grande do Sul. As an instrument of data collection, a semi-structured interview with these participants was used. Through the interview, it is sought to discuss the teaching of mathematics in the regular school, if technological resources were used and how this happened. In addition, in what way the interviewees believe that technological resources can be used in the Mathematics class and what characteristics they should present. From the analysis of the data, allied to the interviewees' speeches and all theoretical reference, we verified that the use of technological resources is still restricted due to the scarcity of materials and the lack of knowledge. Still so, the use of technology is seen with great potential, autonomy and accessibility that can provide and overcome limitations. Thus, they tend to contribute to the teaching and learning process of Mathematics, if the teacher has knowledge and training about the resources. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License