O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem
dc.contributor.advisor | Bos, Andréia Solange | pt_BR |
dc.contributor.author | Paiva, Patrícia de Vargas Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-14T03:54:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/201749 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho descreve a utilização do vídeo no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar e aborda seus benefícios nas metodologias pedagógicas, bem como suas contribuições às aprendizagens mediante os estímulos visuais. O trabalho sobrevém dessas reflexões que originou a uma pesquisa com o tema “O Vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem”, com o objetivo de demonstrar o papel do vídeo no espaço pedagógico e como esse recurso midiático pode estimular os educandos no seu desenvolvimento didático. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos os educadores, educandos e equipe diretiva, por meio de instrumentos de observação participante, entrevista não estruturada, registros institucionais e questionário. Os resultados obtidos indicam que o vídeo, de forma planejada, beneficia a aprendizagem tornando-a significativa, criativa e enriquecedora. De modo geral, o vídeo, como recurso pedagógico, estimula o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. | pt_BR |
dc.description.abstract | The paper describes the use of video in the process of teaching learning in the school environment and discusses its benefits in pedagogical methodologies, as well as its contributions to learning through visual stimuli. The assignment comes from these reflections that originated a research with the theme "Video in the classroom: audiovisual stimuli as support to teaching-learning", with the purpose of demonstrating the role of video in pedagogical surroundings and how this media resource can stimulate the learners in their didactic development. It is a qualitative research, having as subjects the educators, learners and management team, through participant observation instruments, unstructured interview, institutional records and questionnaire. The results obtained indicate that the video, in a planned way, benefits the learning making it meaningful, creative and enriching. In general, video as a pedagogical resource stimulates cognitive, affective and social development. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Video | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Resource | en |
dc.subject | Teaching-Learning | en |
dc.title | O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of integrate digital media to foreign language classes | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001106523 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)