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dc.contributor.advisorSgobbi, Fabiana Santiagopt_BR
dc.contributor.authorPschichholz, Pâmela Cristina Alexandrept_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:54:34Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201744pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa consiste na exposição de um levantamento realizado com professores de anos finais de duas escolas da cidade de Sapiranga. O reconhecimento de que o perfil de aprendizagem dos alunos, com o uso de tecnologia pelos recursos digitais móveis em seus cotidianos, foi um auxílio que mostrou que a metodologia de sala de aula não estava se aproximando deste novo perfil e de suas especificidades de interesses, condutas e de ergonomia. Desta forma, para conhecer a percepção dos professores sobre este fato que é a mudança do perfil do aluno e consequência de necessidade de mudança de perfil de metodologia de ensino que buscou-se como objetivo geral: descobrir se, de fato o vínculo dos alunos com a tecnologia (pelo uso de recursos digitais móveis), pela visão docente, poderia influenciar ou interferir no cotidiano escolar dos estudantes. Os objetivos específicos estimados com esta proposta de pesquisa foram: identificar qual a percepção dos professores sobre o uso de recursos digitais móveis e descobrir os fatores que influenciam para a não utilização destes no ambiente escolar. A pesquisa teve com referências teóricas autores que trazem um discurso de convergência entre estímulo do ambiente e comportamento humano, como LEV VYGOTSKY (2010), pela sua perspectiva sociointeracionista, PALFREY e GASSER (2011) pelas contribuições sobre perfil dos nativos digitais, entre outros autores que trazem apontamentos sobre esta perspectiva. A metodologia utilizada configura tal proposta como sendo uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza básica e quanto aos procedimentos é uma pesquisa de campo. Desta forma, utilizou-se um modelo de entrevista, chamado de entrevista estruturada pelo uso do instrumento da plataforma digital google.drive que é um formulário eletrônicos, cujas respostas geraram gráficos que possibilitaram a análise perceptual gráfica dos resultados. Em sequência, após serem mostrados e descritos as respostas coletadas pelos gráficos houve análise descritiva de cada um e as considerações finais da pesquisadora. Os que os dados demonstraram foi que a resistência metodológica de uso de recursos digitais móveis acontece não pelos profissionais não considerarem a contribuição destes para o acesso à informação e construção de conhecimento, mas pela dificuldade em planejar o manejo com esta ferramenta, os recursos digitais móveis, percebida como distratora em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis research consists of a survey carried out with final year teachers from two schools in the city of Sapiranga. The perception that the learning profile of the students, with the use of technology by the mobile digital resources in their daily life, helped to the perception that the classroom methodology was not approaching this new profile and its specificities of interests, ducts and ergonomics. Thus, to know the perception of teachers about this fact is the change in the profile of the student and consequence of the need to change the profile of teaching methodology that was sought as a general objective: to find out if, in fact, the bond of the students with the technology (through the use of mobile digital resources), through teacher perception, could influence or interfere in students' school routine. The specific objectives estimated with this research proposal were: to identify the teachers' perception about the use of mobile digital resources and to discover the factors that influence their non-use in the school environment. The research had with theoretical references authors that bring a discourse of convergence between environmental stimulus and human behavior, such as LEV VYGOTSKY (2010), for its socialinterationist perspective, PALFREY and GASSER (2011) for the contributions on profile of the digital natives, among other authors that bring notes about this perspective. The methodology used sets this proposal as being a quantitative and qualitative research, of a basic nature and as to the procedures, it is field research. For this quantitative and qualitative research, we used an interview model, called an interview structured by the use of the digital platform instrument google.drive, which is an electronic form, whose answers generated graphs that enabled the graphical perceptual analysis of the results. In sequence, after being shown and described the responses collected by the graphs were descriptive analysis of each and the final considerations of the researcher. The data demonstrated that the methodological resistance to the use of mobile digital resources happens not because the professionals do not consider their contribution to access to information and knowledge construction, but because of the difficulty in planning the management with this tool, the mobile digital resources, perceived as distracting in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNativos digitaispt_BR
dc.subjectDigital Nativesen
dc.subjectFormulario eletronicopt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMobile Digital Featuresen
dc.titleO uso de recursos digitais móveis em escolas : perspectivas de professores do 5º ao 9º ano do ensino fundamental sobre o uso de recurso digital móvel, o celular, como auxílio didático metodológico em sala de aula - Um estudo de caso -pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106522pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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