Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRapkiewicz, Clevi Elenapt_BR
dc.contributor.authorTrentin, Patríciapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:54:06Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201724pt_BR
dc.description.abstractA utilização de novas tecnologias digitais, entre elas redes sociais como por exemplo o WhatsApp e Facebook no ambiente escolar, traz uma nova roupagem para o processo de comunicação e interação entre a gestão escolar e a comunidade em que está inserida. Esta monografia aborda a implantação de um canal de comunicação de WhatsApp e modificações na gestão da página do Facebook da escola pesquisada. Parte de uma compreensão inicial de Rede Social, passando para a análise de quantidades e em seguida para a observação e comparação dos padrões de mensagens que se repetem. O formato de estudo de caso foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão dos dados propostos. Com esta pesquisa espera-se que os gestores escolares compreendam os benefícios da utilização destas redes sociais e utilizem as mesmas como ferramentas não apenas de divulgação, mas sobretudo para qualificação da comunicação. A presente monografia tem em vista apresentar o processo que foi operacionalizado pelo gestor educacional e as consequentes mudanças na comunicação e na transmissão de informações junto aos pais e estudantes. Os dados analisados comprovam que a utilização das redes sociais WhatsApp e Facebook promove uma maior interação da comunidade escolar com os gestores e consequentemente uma maior participação nas atividades escolares.pt_BR
dc.description.abstractThe use of new digital technologies, among them social networks such as WhatsApp and Facebook in the school environment, brings a new approach to the process of communication and interaction between school management and the community in which it is inserted. This monograph discusses the implementation of a WhatsApp communication channel and changes in the management of the facebook school’s page. Part of an initial understanding of Social Network, going to the analysis of quantities and observation and comparison of messages that are repeated. The case study format was chosen in order to facilitate the understanding of the data. With this publication, it is expected that the school managers will understand the benefits of using these social networks and use them as tools for dissemination and qualification of communication. The present monograph aims to present the process that was operationalized by the educational manager and the consequent changes in communication and information transmission with parents and students. The analyzed data show that the use of the WhatsApp and Facebook social networks promotes a greater interaction of the school community with the managers and, consequently, a greater participation in the school activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSchool managementen
dc.titleAs redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106525pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples