Inteligência emocional e estilos de liderança no serviço público segundo o modelo de Daniel Goleman
Fecha
2018Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
A liderança é sempre um desafio, mas quando se trata de administração pública e gestão de pessoas no alcance da eficiência na prestação de serviços à população, torna-se mais difícil. No intuito de contribuir com o administrador público na difícil tarefa da gestão de pessoas, partindo-se de estudos recentes que sugerem fortemente que a inteligência emocional é condição sine qua non da liderança, procurou-se verificar quais os estilos predominantes de liderança com inteligência emocional, segund ...
A liderança é sempre um desafio, mas quando se trata de administração pública e gestão de pessoas no alcance da eficiência na prestação de serviços à população, torna-se mais difícil. No intuito de contribuir com o administrador público na difícil tarefa da gestão de pessoas, partindo-se de estudos recentes que sugerem fortemente que a inteligência emocional é condição sine qua non da liderança, procurou-se verificar quais os estilos predominantes de liderança com inteligência emocional, segundo o modelo de Daniel Goleman, estão presentes nos líderes da administração pública na percepção de líderes e liderados e de que forma esses líderes e liderados influenciam as suas equipes, bem como sugerir ações de desenvolvimento de liderança. Como metodologia foi feita uma pesquisa, de natureza descritiva qualitativa, com 12 indivíduos integrantes do quadro de pessoal de dois órgãos públicos federais. Como resultado verificou-se que os estilos de liderança, segundo os parâmetros da inteligência emocional, foram percebidos tanto nas declarações dos líderes como nas declarações dos liderados. A forma como esses líderes e liderados influenciam as suas equipes está relacionada com uma postura positiva e o estabelecimento de relações saudáveis com os colaboradores. É desejável o contínuo aprendizado com as vivências e convivências, identificação e aperfeiçoamento das lideranças com o intuito de maximizar a qualidade dos serviços prestados à sociedade, bem como ampliar os estudos a respeito dos estilos de liderança segundo as premissas da inteligência emocional. ...
Abstract
Leadership is always a challenge, but when it comes to public administration and people management in achieving efficiency in providing services to the population, it becomes difficultest. In order to contribute to the public administrator in the difficult task of managing people, based on recent studies that strongly suggest that emotional intelligence is a sine qua non of leadership, we sought to verify which predominant styles of leadership with emotional intelligence according to Daniel Gol ...
Leadership is always a challenge, but when it comes to public administration and people management in achieving efficiency in providing services to the population, it becomes difficultest. In order to contribute to the public administrator in the difficult task of managing people, based on recent studies that strongly suggest that emotional intelligence is a sine qua non of leadership, we sought to verify which predominant styles of leadership with emotional intelligence according to Daniel Goleman's model, are present in public administration leaders in the perception of leaders and their followers and how these leaders and followers influence their teams, as well as suggest leadership development actions. As a methodology, a qualitative descriptive research was carried out with 12 individuals from the staff of two federal public agencies. As a result, it was found that leadership styles, according to the parameters of emotional intelligence, were perceived both in the declarations of the leaders and in the declarations of the followers. The way these leaders and followers influence their teams is related to a positive attitude and the establishment of healthy relationships with employees. Continuous learning with experiences and coexistence is desirable, identification and improvement of the leaderships in order to maximize the quality of services provided to society, as well as to expand studies on leadership styles according to the premises of emotional intelligence. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Administração Pública e Contemporânea.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (3537)
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