Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZunguze, Manuel Constantinopt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Rosana Gambino Teixeira dept_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:54:00Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201720pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa consistiu em mostrar as transformações que a disciplina de Artes vem apresentando com os atuais avanços tecnológicos em seu contexto histórico e social dentro da sala de aula. Abordou o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino da arte e trouxe como problema de pesquisa o questionamento de como o educador utiliza essas tecnologias em suas aulas de Artes e como o educando aceita este desafio. Para possibilitar tal abordagem, realizou-se um projeto dentro da atividade do autorretrato, tendo como objetivo geral pesquisar as relações no mundo digital entre educador, educando e a tecnologia dentro da arte, seus desafios e avanços, utilizando ferramentas como tablet, datashow e computadores. Os objetivos específicos se concentraram em identificar a forma como a inclusão digital é aceita pelos educadores, verificando a percepção e a aceitação dos mesmos no uso das TICs, seus anseios e desafios, bem como a crítica e avaliação na realização do seu trabalho dentro do Projeto de Autorretrato, e de que forma os docentes puderam inventar/reinventar a arte utilizando-se da tecnologia em sala de aula. O alvo deste trabalho foi uma turma de educandos do oitavo ano, composta por vinte educandos entre treze e dezessete anos de idade. Desta forma, realizou-se a pesquisa qualitativa, contribuindo para o tema proposto dentro da arte: arte; tecnologia na educação; desafios. Procedeu-se uma pesquisa qualitativa básica e exploratória inserida na linha da arte e educação onde foi realizada uma de coleta de dados através de um questionário respondido por educadores e educandos em uma escola estadual na cidade de Canoas/RS. Os resultados foram de grande importância ao estudo feito dentro das mídias, os alunos acompanharam e desenvolveram um ótimo trabalho dentro das TICs, mostrando que mesmo com todas as dificuldades encontradas ao longo do curso foi possível realizar um bom trabalho, alcançando objetivos estabelecidos e vencendo metas e desafios ao longo do processo. Pôde-se, assim, realizar uma avaliação construtiva e capaz de ver a caminhada individual e coletiva de cada um dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe present research consisted in showing the transformations that the discipline of Arts has presented with the current technological advances in its historical and social context within the classroom. It addressed the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching of art and brought as a research problem the questioning of how the educator uses these technologies in his Arts classes and how the student accepts this challenge. To enable such an approach, a project was carried out within the self-portrait activity, with the general objective of researching the relationships in the digital world between educator, educating and technology within art, its challenges and advances, using tools such as tablet, data show and computers. Specific objectives were focused on identifying how digital inclusion is accepted by the teachers, verifying their perception and acceptance in the use of ICTs, their desires and challenges, as well as their reviews and evaluations about the performance of their work within the SelfPortrait Project, and how teachers were able to invent / reinvent art using technology in classroom. The aim of this work was a group of eighth grade students, composed of twenty students with ages between thirteen and seventeen. Then, the qualitative research was carried out, contributing to the proposed theme within art: art; technology in education; challenges. A basic and exploratory qualitative research was inserted in the line of art and education where a data collection was carried out through a questionnaire answered by educators and students in a public school of the city of Canoas/RS. The results were of great importance to the study done within the media, the students followed and developed a great work within the ICTs, showing that even with all the difficulties encountered throughout the course it was possible to do a good job, reaching established goals and winning goals and challenges throughout the process. It was thus possible to carry out a constructive evaluation and able to see the individual and collective walk of each of the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArten
dc.subjectTechnology in Educationen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectChallengesen
dc.subjectLearningen
dc.titleInvenção/reinvenção da arte com as novas mídias digitais na educaçãopt_BR
dc.title.alternativeDigital media and its contributions to the literacy and literacy process en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106779pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples