Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGarcia, Rosangela Silveirapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Renata Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:53:28Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201704pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem a meta de compreender como o uso de aplicativos digitais podem atuar no processo de escrita e leitura com alunos multirrepetentes do Programa Trajetórias Criativas. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso, os dados foram coletados das produções do grupo de alunos, os quais utilizaram os netbooks como ferramenta de acesso aos aplicativos ‘Letramentos’ e ‘Google Drive’. Para a análise de dados foram coletadas as produções dos estudantes, as quais foram comparadas para acompanhar o desenvolvimento e a efetividade do letramento digital como aliado à leitura e a escrita, destacando como aspectos positivos a receptividade e o interesse quanto ao uso dos netbooks para acesso aos aplicativos e a realização das atividades. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de alfabetização, letramento e alfabetização digital pesquisados voltada a compreender como os aplicativos digitais atuam nesse processo. O uso dos aplicativos teve como intuito estimular a escrita e a leitura desses estudantes que apresentam maiores lacunas de aprendizagem. Além disso, inseri-los no meio digital, o qual faz parte de suas vidas por serem considerados os ‘nativos digitais’ e utilizarem as mídias digitais como smartphones, tablets e netbooks com frequência em seu cotidiano. A análise dos dados evidenciou que as mídias digitais são importantes aliadas no processo de alfabetização e letramento, especialmente para alunos multirrepetentes, já que são ferramentas presentes em seu dia a dia e saem do tradicional, dando-lhes autonomia e valorizando suas aptidões, as quais foram aperfeiçoadas durante o processo de letramento digital.pt_BR
dc.description.abstractThe present research has as aim to understand how the use of digital applications can act in the process of writing and reading of multi-repeat students of Trajetórias Criativas Program. The methodology has a qualitative approaching based in a case study and the data were collected from the student’s group productions, which they utilized the netbooks as an access tool to the ‘Letramentos’ and the ‘Google Drive’ applications. For the data analysis the students’ productions was collected which were compared to follow the development and the efficiency of the digital literacy as an ally of reading and writing, highlighting as positive aspects the receptivity and the interest in the use of the netbooks to access the applications and to carry out the activities. The theoretical discussion was based on the alphabetization, literacy and digital literacy concepts researched and was referring to understand how the digital applications act in this process. For this, the aim of the utilization of these applications was to encourage the writing and reading of these students that show more learning gaps than others do. Besides that, to insert them into the digital environment, which is a part of their lives because they are the ‘digital natives’ and use the digital media such as smartphones, tablets and netbooks very often in their daily lives. The data analysis noticed that the digital media are important allies in the alphabetization and literacy processes, especially to multirepeat students, since they are tools that are present in a daily basis and aren’t traditional, that no longer arouses their interest in the studies, giving them autonomy and valuing their capabilities, which was perfected during the process of digital literacy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectDigital literacyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDigital alphabetizationen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTechnological resourcesen
dc.subjectEducationen
dc.titleO uso de netbooks como ferramenta no processo de letramento no programa trajetórias criativas na E.E.E.F. Júlio Brunellipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106670pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem