Mídias na educação infantil pública e suas limitações na periferia
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Education and its media in public children limitations on periphery
Assunto
Resumo
Sabe-se que a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos educandos, pois desde muito pequenos já estão em contato com vários recursos tecnológicos. Não obstante, eles seguem construindo suas aprendizagens e habilidades com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs. Com isso, percebe-se que está ficando inviável a escola ficar inerte a estas mudanças, assim como trazer o encantamento ao objeto de estudo. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo abrang ...
Sabe-se que a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos educandos, pois desde muito pequenos já estão em contato com vários recursos tecnológicos. Não obstante, eles seguem construindo suas aprendizagens e habilidades com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs. Com isso, percebe-se que está ficando inviável a escola ficar inerte a estas mudanças, assim como trazer o encantamento ao objeto de estudo. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo abranger uma perspectiva das mídias na educação infantil, isto é, de que forma os professores empregam as Tecnologias de Informação e Comunicação na sua metodologia pedagógica rotineira. Para abordar esse tema, utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa, em que foi desenvolvido um questionário para os docentes responderem à inquietação que trouxe esse assunto; todavia, ainda é muito pertinente na esfera escolar. Após esse processo, foram obtidos alguns esclarecimentos sobre como os docentes ainda enfrentam dificuldades para utilizar as ferramentas midiáticas no contexto escolar, pois os recursos disponíveis ainda são escassos na escola a qual estão inseridos. Tem-se consciência de que os respectivos recursos são limitados e, por vezes, inexistentes; ademais, sabe-se que, com o avanço dos recursos midiáticos, houve uma modificação na forma de educar, assim como a visão de mundo e dos sujeitos aos quais estão inseridos, porém, esses avanços tecnológicos desacompanham as escolas públicas, porquanto os docentes ainda se encontram inertes nesse processo midiático, ora por não ter domínio e habilidades com tais mecanismos, ora por seguir uma tendência arcaica de entretenimento sem cunho pedagógico. ...
Abstract
It is known that technology is increasingly present in the lives of learners, since at very young age they are already in contact with several technological resources. Nonetheless, they keep building their learning and skills by using Information and Communication Technologies (ICTs). Then, we realize that schools can’t ignore these changes, having to bring the enchantment to the object of study. From this premise, this paper aims to cover an overview of the media in early childhood education; ...
It is known that technology is increasingly present in the lives of learners, since at very young age they are already in contact with several technological resources. Nonetheless, they keep building their learning and skills by using Information and Communication Technologies (ICTs). Then, we realize that schools can’t ignore these changes, having to bring the enchantment to the object of study. From this premise, this paper aims to cover an overview of the media in early childhood education; e.g., how teachers use Information and Communication Technologies in their routine teaching methodology. To study this theme, a qualitative research methodology was used, in which a questionnaire was developed for teachers to answer about the concern that brought this subject; however, it is still very relevant in the school environment. After this process, some clarifications were obtained about how teachers still have difficulties to use media tools in school context, because the available resources aren’t enough in the school where they work. We are aware that their resources are limited and sometimes don't even exist; In addition, it is known that, with the advance of media resources, there has been a change in the way of educating, as well as in the view of the world and the subjects who are inserted. However, these technological advances don’t completely exist in public schools, because teachers are still inert in this media process, sometimes because they do not have mastery and skills with such mechanisms, or because they follow an archaic trend of entertainment without pedagogical characteristics. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License