Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
dc.contributor.author | Goi, Mara Elisângela Jappe | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Flávia Maria Teixeira dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T03:50:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-8079 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/201621 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, relata-se uma experiência na formação de professores de ciências da natureza que teve por objetivo aprofundar os aspectos conceituais e metodológicos da Resolução de Problemas. Para isso, procurou-se dialogar com diferentes referenciais teóricos do campo epistemológico, pedagógico e psicológico da educação. Discute-se aspectos apreendidos durante as etapas do curso de formação. Foram analisados os registros do diário de campo das pesquisadoras e os depoimentos dos professores no decorrer do curso de formação. A experiência realizada e os dados obtidos indicaram que o desenvolvimento de competências no processo de elaboração de problemas pode ser realizado em curso de formação, como também permitiu levantar uma série de questões da formação de professores. Assim, entende-se que esse processo é uma tarefa complexa, principalmente quanto à formação prático-reflexiva e à ampliação de habilidades e estratégias didáticas no que se refere à produção e utilização de material pedagógico. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work we report an experience in the training of teachers of natural sciences that aims to deepen the conceptual and methodological aspects of Problem-Solving Methodology. For this purpose, we sought to dialogue with different educational theoretical references of the epistemological, pedagogical and psychological fields. Aspects seized during the stages of the training course are discussed. The records of the diaries and field notes of the researchers and the testimonials of the teachers during the training were analyzed. The experience gained and the data obtained indicated that the development of skills in the problem-solving process can be carried out in the course of training, and permitted, as well, to raise a series of issues regarding teacher training. Thus, it is understood that this process is a complex task especially when it comes to the practical-reflexive training and the expansion of didactic abilities and strategies in what concerns the production and use of teaching materials. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 8, n.1 (2019), 21 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Science Education | en |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Problem Solving | en |
dc.subject | Methodology | en |
dc.title | Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza | pt_BR |
dc.title.alternative | Methodological aspects of the problem-solving methodology in the training of teachers of natural sciences | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001105866 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40175)Ciências Humanas (6906)