Proposta para seleção por competências da alta administração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O estudo propõe um modelo para a seleção por competências da alta administração das unidades que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A proposta justifica-se por constituir um requisito da política de governança vigente para os órgãos da União. O estudo foi dividido em três etapas: i) identificação das competências, ii) priorização das competências, iii) definição de critérios de seleção. Nestas etapas foram analisadas as competências organizacionais e func ...
O estudo propõe um modelo para a seleção por competências da alta administração das unidades que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A proposta justifica-se por constituir um requisito da política de governança vigente para os órgãos da União. O estudo foi dividido em três etapas: i) identificação das competências, ii) priorização das competências, iii) definição de critérios de seleção. Nestas etapas foram analisadas as competências organizacionais e funcionais, o contexto de atuação dos gestores e levantados os critérios para o processo seletivo. Como principais resultados o estudo i) identificou as competências organizacionais da Rede Federal, ii) identificou o perfil de competência dos membros da alta administração, apresentando o perfil de competências comportamentais e técnicas, bem como experiências gerenciais e organizacionais inerentes às atividades, iii) propôs instrumentos para identificação das competências organizacionais e funcionais da alta administração, iv) propôs instrumentos para estabelecimento de critérios de pontuação e seleção e v) apresentou um modelo para aplicação do processo seletivo por competências. A proposta apresentada aponta para uma melhoria dos resultados da gestão, desenvolvimento do quadro de pessoal e amadurecimento das práticas de governança em pessoas. O estudo constitui-se como um modelo prático para gestão por competências. Além de ser adaptado ao contexto do poder público, também é customizável às mais diversas realidades, não requerendo para sua aplicação recursos financeiros ou mão de obra especializada. ...
Abstract
This study proposes a method for a competence-based selection process of high administration representatives of the Federal Network of Professional, Scientific and Technology Education. The project meets the requirement of the current Governance Policy for Federal Establishments. The study was divided into three stages: i) competencies identification, ii) competencies prioritization, iii) selection criteria definition. In these steps, the organizational (core competency), functional competencie ...
This study proposes a method for a competence-based selection process of high administration representatives of the Federal Network of Professional, Scientific and Technology Education. The project meets the requirement of the current Governance Policy for Federal Establishments. The study was divided into three stages: i) competencies identification, ii) competencies prioritization, iii) selection criteria definition. In these steps, the organizational (core competency), functional competencies and the managers' performance context were analyzed and identified the selection process criteria. As main results of the study i) identified the Federal Institute organizational competencies, ii) identified the hight management competency profile, presenting the behavioral profile competences and techniques, as well as managerial and organizational experiences (iii) proposed instruments to identify the organizational and functional hight management competencies, (iv) proposed instruments for the establishment of scoring and selection criteria, and (v) presented a systematic approach to the selection process by competencies. The model presented points to an improvement in management results, staff development and maturity of governance practices related to people. This work provides a practical model for competence-based management. Besides being adapted to the context of the public administration, it is also adaptable to the most diverse realities, not requiring financial resources or specialized labor for its application. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Coleções
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