Show simple item record

dc.contributor.authorNeumann, Angélica Paulapt_BR
dc.contributor.authorWagner, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorRemor, Eduardo Augustopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-09T03:51:02Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1983-3482pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201502pt_BR
dc.description.abstractProgramas de educação conjugal são estratégias que visam favorecer o aprimoramento das relações amorosas e fomentar relacionamentos mais satisfatórios e estáveis. Este estudo caracteriza 65 casais que buscaram o programa de educação conjugal "Viver a dois: Compartilhando este desafio" no que diz respeito a dados sociodemográficos, relacionais e motivacionais, e investiga se há diferenças entre aqueles que concluíram e os que abandonaram o programa. A caracterização dos participantes foi realizada por meio de análises descritivas, que indicaram que a busca pelo programa ocorreu por casais com diferentes características sociodemográficas e relacionais. A comparação entre os casais que concluíram o programa e desistiram foi analisada por meio de testes não paramétricos. Os casais que abandonaram o programa discutiam com mais frequência pelos temas relativos à infidelidade, falta de confiança ou mentiras e uso de bebida alcoólica, cigarro ou outras drogas, em comparação com aqueles que concluíram a intervenção. Conclui-se que o programa possui potencial para atrair um público variado em termos de características sociodemográficas e relacionais. Porém, casais que vivenciam conflitos graves poderiam se beneficiar mais de um atendimento individualizado em comparação com programas de educação conjugal.pt_BR
dc.description.abstractCouples relationship education programs are strategies destined to promote the improvement of love relationships and foster more satisfactory and stable relationships. This study characterizes 65 heterosexual couples who signed in to the couple relationship education program "Living as partners: Turning challenges into opportunities" regarding sociodemographic, relational and motivational data. It also investigates the differences between those who completed and those who abandoned the program. Descriptive analyses were executed to describe participants' characteristics. Non-parametric tests were performed to compare the couples who concluded and abandoned the program. The results indicated that couples of different sociodemographic and relational characteristics signed in to the program. Couples who abandoned the program discussed more often about infidelity, lack of trust or lies, and use of alcohol, cigarettes or other drugs. It has been concluded that the program seems to attract a varied audience in terms of socioeconomic status and marital quality, but distressed couples tend to require individualized care.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofContextos clínicos. São Leopoldo: UNISINOS, 2008-. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 256-281pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConflito conjugalpt_BR
dc.subjectmarital relationsen
dc.subjectIntervenção psicossocialpt_BR
dc.subjectmarital conflicten
dc.subjectRelações conjugaispt_BR
dc.subjectpsychosocial interventionen
dc.titlePrograma de educação conjugal "viver a dois" : caracterização dos casais e indicadores de adesãopt_BR
dc.title.alternativeCouple relationship education program "living as partners" : participants' profile and indicators of compliance participants' profile and indicators of complianceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001095625pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record