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dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorBertasi, Andressa Thais Faveropt_BR
dc.date.accessioned2019-11-08T03:43:17Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201443pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, a partir do campo de Estudos Sociais da Infância e das contribuições de teóricos que investigam o desenho e a narração, tem como foco a discussão sobre o desenho narrativo na pré-escola. Desse modo, denomina-se como desenho narrativo, o processo de produção gráfica da criança, na qual a intenção de pensamento e a sequencialidade presente em seu desenho são compartilhadas pela mesma a partir da narração oral. Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa com oito crianças de cinco anos de idade, em uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada na região norte do Rio Grande do Sul. Tendo em vista a geração dos dados da pesquisa com as crianças, foram utilizadas como estratégias metodológicas, a observação, a proposição de ateliês de desenho, registros em diário de campo, fotográficos, fílmicos, gravação de voz e recolha documental. A observação ocorreu em dois momentos: o primeiro, com duração de um mês, referiu-se a minha inserção no cotidiano escolar das crianças; o segundo, com duração de dois meses, consistiu na realização de ateliês de desenho, em que as crianças foram observadas durante as propostas, enquanto desenhavam e produziam narrativas no decorrer de seus processos de criação. A partir da leitura do material gerado em campo, foram definidas as seguintes unidades analíticas: a) narrativas estabelecidas a partir das apreciações de imagens; b) desenhos narrativos elaborados durante o processo de produção; c) a interferência dos pares durante a produção dos desenhos e a ampliação dos repertórios de narração; d) as narrativas emergentes nas rodas de leitura dos desenhos. Sobre as narrativas produzidas durante as apreciações dos desenhos, foi possível constatar que as crianças elaboram histórias sobre as imagens que veem relacionadas aos seus repertórios prévios - conhecimentos de mundo e vivências cotidianas. Com relação aos desenhos narrativos produzidos durante os processos de criação, foi possível observar que quando as crianças não iniciam as narrativas de modo autônomo, o suporte e estrutura gerada pela professora pode auxiliá-las a encontrar conexões entre os episódios de sua narração, conferindo sequencialidade a mesma. A respeito da interferência dos pares, foi possível evidenciar que enquanto desenham, as narrações e/ou os traçados dos colegas, podem sugerir novos rumos e soluções para os desenhos que estão sendo produzidos. Por fim, em relação as narrativas elaboradas nas rodas finais, foi possível constatar que a socialização dos desenhos se apresenta como uma profícua oportunidade de promoção de um ambiente narrativo, no qual as crianças tem a oportunidade de refletirem sobre suas produções gráficas. Diante das observações realizadas durante a pesquisa, foi possível concluir que o processo de produção dos desenhos é um momento privilegiado de produção de narrativas pelas crianças. Durante a realização dos desenhos, a partir das narrativas orais produzidas, as crianças expressam a complexidade de seus pensamentos e os modos como, a partir de seus repertórios de práticas, interpretam o contexto social do qual fazem parte. Nesse sentido, a pesquisa contribui indefectivelmente para que sejam promovidos espaços na Educação Infantil, em que as crianças tenham a oportunidade de expressar seus “pensamentos coloridos” a partir de seus desenhos.pt_BR
dc.description.abstractThe present research, from the Social Studies of Childhood field of studies and the contributions of theorists that study drawing and narration, focuses on the discussion about the narrative design in preschool. Thus, the process of graphic production of the child, in which the intention of thought and the sequential order present in the drawing are shared from the oral narration, is the so-called narrative drawing. Methodologically, a research was developed with eight five-year-old children at a Municipal School of Early Childhood Education, located in the northern region of Rio Grande do Sul. In order to generate the data of the research with the children, observation, the proposition of drawing ateliers, records in field diaries, photography, film, voice recording and documentary collection were used as methodological strategies. The observation occurred in two moments: the first one, lasting a month, referred to my insertion in children's school daily life; the second, lasting two months, consisted of drawing workshops, in which the children were observed during the proposals, while drawing and producing narratives in the course of their creative processes. From the reading of the material generated in the field, the following analytical units were defined: a) narratives established from the appreciation of images; b) narrative drawings elaborated during the production process; c) the interference of the pairs during the production of the drawings and the enlargement of the narration repertoires; d) the narratives emerging in the reading wheels of the drawings. About the narratives produced during the appreciation of the drawings, it was possible to verify that the children elaborate stories about the images they see related to their previous repertoires - world knowledge and everyday experiences. In relation to the narrative designs produced during the creation processes, it was possible to observe that when the children do not begin the narratives in an autonomous way, the support and structure generated by the teacher can help them to find connections between the episodes of their narration, conferring sequential order. Concerning the interference of the pairs, it was possible to show that, while drawing, the narrations and/or the tracings of the colleagues can suggest new directions and solutions for the drawings that are being produced. Finally, in relation to the narratives elaborated in the final rounds, it was possible to verify that the socialization of the drawings presents itself as a profitable opportunity to promote a narrative environment in which the children have the opportunity to reflect on their graphic productions. Given the observations made during the research, it was possible to conclude that the process of producing the drawings is a privileged moment of children's narrative production. During the drawings, from the oral narratives produced, children express the complexity of their thoughts and the ways in which, from their repertoires of practices, they interpret the social context which they are part of. In this sense, the research undoubtedly contributes to the promotion of spaces in Early Childhood Education, in which children have the opportunity to express their "colored thoughts" from their drawings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectDrawingen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectNarrationen
dc.subjectNarrative designen
dc.titleDesenho narrativo na pré-escola : as crianças e seus pensamentos coloridospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102414pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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