A implementação de artefatos digitais em universidade federal púbica brasileira
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho relata um estudo de caso em uma universidade federal pública para compreender fatores que permeiam a implementação de artefatos digitais no ensino. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas priorizando diferentes pontos de vista: estratégico, tático, operacional (professor) e do cliente (aluno), utilizou-se a percepção da existência de diferentes níveis de maturidade digital entre os cursos da instituição de ensino para a escolha dos professores e alunos entrevistad ...
O presente trabalho relata um estudo de caso em uma universidade federal pública para compreender fatores que permeiam a implementação de artefatos digitais no ensino. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas priorizando diferentes pontos de vista: estratégico, tático, operacional (professor) e do cliente (aluno), utilizou-se a percepção da existência de diferentes níveis de maturidade digital entre os cursos da instituição de ensino para a escolha dos professores e alunos entrevistados. Assim, foram mapeados artefatos digitais implementados/utilizados, bem como as ações de incentivo para sua criação e/ou implementação, o valor agregado por esses artefatos no processo educativo e as barreiras para sua implementação. Concluiu-se que a implementação de artefatos digitais de forma desorganizada e superficial não garante melhorias para o processo de ensino, sendo essa garantia só obtida com mudanças mais profundas na organização, em termos de cultura e estratégia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License