A construção solidária de conhecimento filosófico através do Google Classroom : é possível superar o Homo Googlens?
dc.contributor.advisor | Fuck, Rafael Schilling | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Marco Antonio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T03:49:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/201352 | pt_BR |
dc.description.abstract | Na presente monografia, desenvolveu-se uma análise ética, pedagógica e sociológica do atual padrão de acesso e utilização dos dispositivos móveis em sala de aula, a fim de apontar a necessidade de se assumir um comportamento livre, responsável e solidário na construção do raciocínio/conhecimento filosófico. Para atender a esse objetivo, investigou-se como a utilização dos dispositivos móveis nas aulas de Filosofia, através do Google Classroom, pode contribuir na consolidação autônoma e, também, solidária de alunos do Ensino Médio, sendo um elemento dinamizador do fazer pedagógico e da construção do conhecimento filosófico. Uma análise das características, contradições e padrões da sociedade hipermoderna contemporânea, especificamente na juventude, pretende indicar reflexões e soluções para as manifestações hedonistas e individualistas que transformam o ser humano em mero repetidor do conhecimento filosófico historicamente construído. Não há dúvida de que a Filosofia pode contribuir, e muito, nesse processo reflexivo e na sua capacidade transformadora. Esta ação de pensar crítica e eticamente perpassa por uma educação mediada por Tecnologias Digitais como um indicativo transformador desta sociedade hipermoderna. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this monograph, developed an ethical analysis, pedagogical and sociological of the current access standard and use of mobile devices in the classroom, in order to point out the need to take on a free behavior, responsible and supportive in the construction of philosophical reasoning/knowledge. To meet this objective was investigated how the use of mobile devices in the classes of Philosophy, through Google Classroom, can contribute to the autonomous consolidation and, also, being a dynamic element of doing pedagogical and the construction of philosofical knowledge. An analysis of the characteristics, contradictions and patterns of society hypermodern contemporary, specifically in youth, intended to indicate reflections and solutions for demonstrations hedonists and individualists that transform the human being in mere repetition of the philosophical knowledge historically constructed. There is no doubt that Philosophy can contribute, and more, in this reflexive process and in its transformative capacity. This critical thinking action and ethically through a mediated education by Digital Technologies as an indicative transformer of this hipermodern society. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Philosophy Teaching | en |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Google Classroom | en |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Mobile Devices | en |
dc.subject | Digital Technologies | en |
dc.subject | Hypermodernity | en |
dc.title | A construção solidária de conhecimento filosófico através do Google Classroom : é possível superar o Homo Googlens? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001105930 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)