Show simple item record

dc.contributor.advisorBeiler, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Mariana Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T03:49:11Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201329pt_BR
dc.description.abstractO assunto tratamento de dados nos planos de trabalho do Ensino Fundamental costuma se restringir apenas à construção e análise de tabelas e gráficos. Neste trabalho é apresentada uma proposta de utilização de mídias para uma sequência estruturada de ações envolvendo pesquisa e análises estatísticas simples. Esta proposta foi realizada com alunos do sexto ano de uma escola municipal de Caxias do Sul. Iniciou com o levantamento de questões de interesse dos alunos, passou pela coleta dos dados na própria escola, pela elaboração de tabelas, gráficos e cálculos em planilhas eletrônicas e culminou com a construção de Infográficos para a comunicação dos resultados da pesquisa. Os resultados encontrados mostram a importância do aprendizado iniciado por problematizações que façam parte do cotidiano dos alunos e impulsionado por ações motivadoras como a utilização de mídias. Demonstra-se assim a necessidade de planos de trabalho mais específicos, com uma orientação de ações em sequência quando o assunto é tratamento de dados.pt_BR
dc.description.abstractThe subject of data treatment in the work plans of Elementary School is usually restricted to the construction and analysis of tables and graphs. This paper presents a proposal to use media for a structured sequence of actions involving research and simple statistical analysis. This proposal was made with students of the 6th grade of a municipal school in Caxias do Sul. It started with the survey of questions of interest to the students, went through the data collection in the school, for the elaboration of tables, graphs and calculations in electronic spreadsheets and culminated with the construction of Infographics for the communication of the results of the research. The results show the importance of learning started by problematizations that are part of the students' daily life and driven by motivating actions such as the use of media. This demonstrates the need for more specific work plans with a sequential action orientation when dealing with data.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectStatisticen
dc.subjectInfografiapt_BR
dc.subjectInfographicen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectMedia Educationen
dc.titleAplicação de mídias na coleta, tratamento e análise de dados no ensino fundamental : conceitos e procedimentos estatísticos básicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106054pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record