Show simple item record

dc.contributor.advisorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.contributor.authorRasslan, Simone Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-02T03:51:59Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201280pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de relações possíveis entre práticas de silêncio, escuta e constituição de si como ato inventivo, problematizando os modos pelos quais as experiências do silêncio e da escuta podem constituir espaço de subjetivação e aprendizagem. Por meio de uma trama envolvendo uma coleção de canções da música popular brasileira, ditos populares, textos filosóficos e literatura, a pesquisa busca a potencialidade educativa de práticas de silêncio e de escuta, como forma de conhecimento ethopoiético. Trata-se de pensar, especialmente a partir da produção de Michel Foucault, sobretudo seus últimos trabalhos, diferentes experiências de silêncio e escuta, como exercícios de constituição de si. Na análise das canções, reconhecemos práticas de silêncio e escuta como material intrínseco à própria criação musical; ao mesmo tempo, adentramos as canções, relacionando-as ao campo da educação. Nesse trabalho de problematização de formas do silêncio na música, encontramos uma ethopoética que se experimenta nas mínimas práticas cotidianas, o que aponta para uma educação pela escuta.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with possible relations among practices of silence, practices of listening and self-constitution as an inventive act, problematizing the ways which the silence and listening experiences can constitute spaces of learning and subjectivation. A plot involving a collection of songs from the popular Brazilian music, popular sayings, philosophical texts and literature, the research pursuits the potentiality of the educational practices of silence and listening as a way of ethopoietic knowledge. It is thought from Michael Foucault, especially his latest works, different experiences of silence and listening as exercises of the selfconstitution. In the analysis of the songs, practices of silence and listening are recognized as intrinsic material to musical creation, at the same time we connect the songs to the educational field. In this paper which problematizes the means of silence in music, we found an ethopoetic that is experienced in the minimal practices of everyday life which points to an education by silence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSilenceen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectListening.en
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMusicen
dc.subjectSelf-constitutionen
dc.titleA escuta, a canção e o silêncio : matéria da educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001105285pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record