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dc.contributor.advisorMachado, Paula Sandrinept_BR
dc.contributor.authorCardoso, João Gabriel Maraccipt_BR
dc.date.accessioned2019-11-02T03:51:53Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201276pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a refletir sobre as relações entre verdade e política a partir da polêmica do Kit Gay. Para tanto, inicia-se abordando a concepção de verdade operativa, fundamentada nos Estudos da Ciência e Tecnologia, que subjaz a investigação. Em seguida, delimitam-se as bases metodológicas para um mapeamento de controvérsias acerca do Kit Gay, que consiste em perseguir na internet as redes performativas do objeto por um período de oito anos: de 2011 a 2018. Sob tal empreendimento, constata-se o movimento de aproximação e afastamento entre os significantes Kit Gay e Escola sem Homofobia, bem como o uso do primeiro enquanto mobilizador e articulador de oposição a pautas entendidas como “de esquerda”. Observa-se a força retórica e persuasiva que tal polêmica assume no campo político brasileiro, principalmente quando é associada à “ideologia de gênero” - suposta investida internacional e marxista contrária a um ideal de família tradicional. Além disso, aponta-se a dificuldade da crítica em considerar os complexos modos através dos quais a controvérsia assume graus de veracidade, apontando-a apenas como mentira ou falseamento do projeto financiado pelo Ministério da Educação. A partir dessas considerações, elabora-se uma reflexão acerca da verdade, assumida não enquanto dado a priori, que habitaria o mundo de antemão, mas sim pela relação de contingência estabelecida entre diferentes atores que compõem realidades múltiplas a partir de engajamentos semiótico-materiais específicos.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents reflections on the relations between truth and politics in the controversy of the “Kit Gay”. It begins by approaching the idea of operative truth, based on the Science and Technology Studies, which underlines this investigation. Then, we set the methodological basis for mapping this controversy, following the performative networks of the internet disputes throughout eight years: from 2011 to 2018. According to this understanding, we find out the dynamics of approximation and distance between the signifiers “Kit Gay” and “Escola sem Homofobia”, as well as the use of the former as an articulation of oppositions to left-wing issues. We also notice the rhetorical and persuasive power that the controversy assumes in the Brazilian political field, mainly when it is associated with the Gender Ideology - an alleged international marxist attack against an ideal of traditional family. Besides, we point out critical actors’ difficulty to recognize the complex ways in which this controversy multiplies and assumes a veridiction, understanding “Kit Gay” either only as a lie or as a distortion of the governmental program “Escola sem Homofobia”. By this considerations, we develop a reflection about truth, considered not as “a priori” data, but as the contingent relation established among different actors that compose multiple realities in specific semiotic-material engagements.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectTruthen
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectKit Gayen
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subjectGender Ideologyen
dc.titleReflexões sobre verdade e política : mapeando controvérsias do Kit Gaypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103033pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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