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dc.contributor.authorRoloff, Bianka Nieckel da Costapt_BR
dc.contributor.authorGolin, Cidapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-02T03:51:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1518-2487pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201262pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo refletimos sobre como o jornalismo media a existência de megaexposições de artes visuais enquanto elabora um mapa de consensos sobre elas. Esmiuçamos indícios e enquadramentos da análise qualitativa da cobertura de seis exposições que circularam no Brasil entre 2010 e 2016. Em diálogo com os estudos culturais, e com base nas teorias do acontecimento, propomos a leitura de 20 reportagens, pontuando o mapa cognitivo que o jornalismo constrói sobre o acontecimento. Ao demarcar sistematicamente sua saliência, o jornalismo participa da criação do efeito de aura desses eventos, promove o culto à biografia e silencia os públicos.pt_BR
dc.description.abstractEn este artículo reflexionamos sobre cómo el periodismo media la existencia de mega exposiciones de artes visuales mientras elabora un mapa de significados a cerca de ellas. Desmenuzamos indicios y encuadramientos del análisis cualitativo de la cobertura de seis exposiciones que circularon en Brasil entre 2010 y 2016. En diálogo con los estudios culturales y con base en las teorías del acontecimiento, proponemos la lectura de 20 reportajes, destacando el mapa cognitivo que el periodismo construye sobre el acontecimiento. Al demarcar sistemáticamente su relevancia, el periodismo participa de la creación del efecto de aura de esos eventos, promueve el culto a la biografía y silencia a los públicos.es
dc.description.abstractIn this article we reflect on the way journalism mediates the existence of blockbuster visual arts exhibitions while elaborates a map of perceptions on them. We explore evidences and approaches of the qualitative analysis of the coverage of six exhibitions that happened in Brazil between 2010 and 2016. In dialogue with cultural studies, and based on the event studies, we propose the reading of 20 stories, punctuating the cognitive map that journalism builds on the event. By systematically demarcating its salience, journalism participates in the creation of the aura effect of these events, promotes the cult of biography and silences the public.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEptic On Line : Revista Eletrônica Internacional de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação. São Cristóvão, SE : UFS. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 171-186pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismo culturalpt_BR
dc.subjectPeriodismo culturales
dc.subjectAcontecimento (Comunicação)pt_BR
dc.subjectEstudios culturaleses
dc.subjectAcontecimientoes
dc.subjectExposição de artept_BR
dc.subjectArtes visualeses
dc.subjectMega exposiciónes
dc.subjectCultural journalismen
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectEventen
dc.subjectVisual artsen
dc.subjectBlockbuster exhibitionen
dc.titleAs megaexposições de artes visuais no jornalismo brasileiro (2010-2016) : um mapa qualitativo de navegaçãopt_BR
dc.title.alternativeLas mega exposiciones de artes visuales en el periodismo brasileño (2010-2016) : un mapa cualitativo de navegaciónes
dc.title.alternativeBlockbuster visual arts exhibitions in Brazilian journalism (2010-2016) : a qualitative map of navigationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001105201pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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