Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Simone Valdete dospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Josieli ept_BR
dc.date.accessioned2019-11-02T03:51:21Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201241pt_BR
dc.description.abstractO protagonismo dos Mbya Guarani professores na constituição da educação diferenciada é a centralidade da presente dissertação de mestrado. Etnia presente em regiões do território paraguaio, boliviano, argentino e brasileiro. Aqui no Brasil, principalmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Segundo classificações linguísticas, os Guarani fazem parte do grupo Tupi-Grarani, dividindo-se se em 03 subgrupos distintos: os Mbya, os Kaiowá e os Nãndeva ou Xiripá, Na pesquisa, a interação aconteceu com os Guarani Mbya, nas aldeias do território do litoral norte do Rio Grande do Sul, com as 06 escolas indígenas. Constam no corpo do trabalho: um mapa de localização, algumas fotografias e uma pequena descrição das mesmas. A metodologia da pesquisa consistiu na pesquisa narrativa e pesquisa (auto) biográfica, a partir da experiência da pesquisadora como assessora da educação escolar indígena na 11ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria de Educação do Estado, nos anos de 2008 a 2017. Também compõem a metodologia os encontros com o intelectual e liderança indígena, principal participante na pesquisa: Vherá Poty, no Grupo de Língua Guarani. A pesquisa descreve 03 movimentos distintos na aproximação com os Mbya e no fazer da pesquisadora e gestora junto aos indígenas professores, na compreensão dos seus modos de ser e estar: o “encantamento”, o “tocar/afetar” e a “contemplação”. O objetivo do trabalho é narrar os movimentos político-pedagógicos apontados nos encontros de Formação Continuada para os Mbya professores, com a participação das comunidades, através das “vivências”, das rodas de conversa e das narrativas. Assim, é constituído um arquivo pessoal, na perspectiva da decolonialidade, com base, especialmente, nas obras de Rodolfo Kusch e Maria Aparecida Bergamaschi. Como resultados da pesquisa, destacase o papel dos Mbya professores na interlocução entre a comunidade e o Estado, fortalecendo a educação tradicional, estando a educação escolar integrada a essa cosmologia. Dessa forma, faz-se necessário um diálogo constante para reflexionar a educação diferenciada que acontece nas escolas indígenas.pt_BR
dc.description.abstractThe protagonism of the Mbya Guarani teachers in the constitution of differentiated education is the centrality of the present master's dissertation. Such ethnicity is present in regions of Paraguayan, Bolivian, Argentine and Brazilian territory. Here in Brazil, it is mainly located in the states of Sao Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná and Rio Grande do Sul. According to linguistic classifications, the Guarani are part of the Tupi-Grarani group, being divided into 03 distinct subgroups: the Mbya, the Kaiowá, and the Nãndeva or Xiripá. In the research, the interaction happened with the Guarani Mbya, in the villages from the northern coast of Rio Grande do Sul, with the 06 indigenous schools. The work’s body contains a location map, some photographs and a short description of them. The research methodology consisted of narrative research and (self)biographical research, based on the researcher's experience as an advisor for indigenous school education at the 11th Regional Education Coordination of the Rio Grande do Sul State Department of Education, from 2008 to 2017. The research methodology also includes meetings with the Guarani Language Group and with the indigenous intellectual and leader Vherá Poty, whose statements are essential for the composition of writing. The research describes 03 distinct movements in the approach with the Mbya and in the researcher's and manager's approach to the indigenous teachers, in the understanding of their ways of being: enchantment, touching/affecting and contemplation. The study narrates the political-pedagogical movements pointed out in the Continuing Education meetings with the Mbya teachers, with the participation of the communities, through the experiences present mainly in the conversation circles. The production of research data composes a personal archive, according to the (self)biographical narrative in the perspective of decoloniality, based especially on the works by Rodolfo Kusch and Maria Aparecida Bergamaschi. As results of the research, we highlight the role of Mbya teachers in the dialogue between the community and the State, strengthening traditional education, with school education integrated into this cosmology. Thus, a constant dialogue is necessary to reflect the differentiated education that happens in indigenous schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrativa autobiográficapt_BR
dc.subjectBiographical narrative researchen
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectMbya Guarani teacheren
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous protagonismen
dc.subjectDifferentiated educationen
dc.titleOs Mbya Guarani professores e a educação diferenciada no território do litoral norte do Rio Grande do Sul : uma narrativa (auto) biográficapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001105293pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples