Educação musical na educação do campo : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio São José do Maratá – São José do Sul (RS)
View/ Open
Date
2019Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como a educação musical acontece em uma escola do campo. Os objetivos específicos buscaram analisar que práticas educativo-musicais são desenvolvidas, por que, para que, quando, como e para quem; identificar os sujeitos envolvidos nesses processos; e identificar os processos que envolvem a inserção de práticas educativo-musicais em uma escola do campo. Os princípios da Educação do Campo e os conceitos de espaço e lugar, da Geografia Crítica, co ...
Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como a educação musical acontece em uma escola do campo. Os objetivos específicos buscaram analisar que práticas educativo-musicais são desenvolvidas, por que, para que, quando, como e para quem; identificar os sujeitos envolvidos nesses processos; e identificar os processos que envolvem a inserção de práticas educativo-musicais em uma escola do campo. Os princípios da Educação do Campo e os conceitos de espaço e lugar, da Geografia Crítica, configuraram o referencial teórico desta pesquisa. Com base nesses conceitos, adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso com abordagem qualitativa. As técnicas de coleta de dados escolhidas foram a observação e a entrevista semiestruturada. Alunos(as), professoras, funcionárias, equipe diretiva e moradores(as) da comunidade compõem os sujeitos escolares colaboradores da pesquisa. Estes relataram sobre suas relações com música no espaço rural e as práticas educativo-musicais da Escola Estadual de Ensino Médio São José do Maratá (ESJM), situada no interior do Rio Grande do Sul e caso da pesquisa. Os resultados evidenciam quem são os sujeitos escolares, suas relações com música e suas expectativas com relação à sistematização do ensino de música na ESJM, bem como seus vínculos com a escola. A comunidade é descrita a partir da sua relação com a construção da escola. Por fim, são apresentadas as práticas educativo-musicais que acontecem nos tempos-espaços da ESJM, considerando as experiências e relações musicais que os sujeitos escolares vivenciam em outros lugares desse espaço rural. A omissão do Estado, ao não disponibilizar um(a) professor(a) de música, colabora para que essa escola não tenha conseguido ofertar ensino sistematizado de música ao longo de sua história. As práticas educativomusicais e as relações com música que os sujeitos escolares estabelecem contribuem para o sentido de pertencimento a esse lugar escolar e espaço rural, na medida em que as experiências musicais estreitam os laços entre os sujeitos e entre os sujeitos, a ESJM e outros lugares que compõem essa comunidade rural e região. ...
Abstract
This research aimed at to understand how music education takes place in a rural school. More specifically, it aimed at to analyze which practices of music education are developed, why, for what, when, how and for whom; to identify the individuals involved in these processes; and to identify the processes underlying the insertion of practices of music education in a rural school. The theoretical framework was composed by the principles of Educação do Campo (Countryside Education) and the concept ...
This research aimed at to understand how music education takes place in a rural school. More specifically, it aimed at to analyze which practices of music education are developed, why, for what, when, how and for whom; to identify the individuals involved in these processes; and to identify the processes underlying the insertion of practices of music education in a rural school. The theoretical framework was composed by the principles of Educação do Campo (Countryside Education) and the concepts of space and place, from the field of critical geography. Based on those concepts, a qualitative case study was carried out in the State School of High School São José do Maratá (ESJM), a rural school in the countryside of the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Data were collected through observation and semi-structured interviews. School´s students, teachers, general staff and coordinating staff as well as residents of the community reported on their connections with music on the rural reality and the practices of music education of ESJM. The results point out who are the school actors, their involvement with music and their expectations regarding the systematization of music teaching at the ESJM. It also shows the connections those individuals have with the school as well as the connection the community has with the school. Finally, the practices of music education that takes place in the spacetime of the ESJM are presented, considering the musical experiences of the school actors in other places of this rural context. The State's omission, by not providing a music teacher, contributes to the fact that this school has not been able to offer systematized music teaching throughout its history. The conclusion points that the practices of music education and the relations of the school actors with music strengthen the feeling of belonging to the school as well as to this rural context, insofar as musical experiences make stronger the ties among the school actors, and between them, the ESJM and other places that make up this rural context and region. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Collections
-
Music (414)
This item is licensed under a Creative Commons License