Abordando a poluição hídrica com estudantes do ensino médio por meio de uma sequência didática
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma sequência didática sobre o tema gerador “água” versando sobre fontes de poluição hídrica a alunos do ensino médio. A razão do desenvolvimento da atividade centra-se na necessidade de trabalhar conceitos de educação ambiental, relacionados a conceitos químicos de forma mais próxima da realidade dos estudantes e de explorar o assunto água como um recurso natural limitado e que requer grande atenção em seu manejo consciente. As discussões acerca do te ...
Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma sequência didática sobre o tema gerador “água” versando sobre fontes de poluição hídrica a alunos do ensino médio. A razão do desenvolvimento da atividade centra-se na necessidade de trabalhar conceitos de educação ambiental, relacionados a conceitos químicos de forma mais próxima da realidade dos estudantes e de explorar o assunto água como um recurso natural limitado e que requer grande atenção em seu manejo consciente. As discussões acerca do tema foram estruturadas na dinâmica de três momentos pedagógicos: num primeiro momento uma visita técnica à companhia municipal de saneamento, especificamente à estação de tratamento de efluentes (ETA); num segundo momento seus desdobramentos com discussões em aula das limitações das ETA com diversas formas de contaminação hídrica, abordando alguns tipos de contaminantes emergentes e interligando assim conceitos químicos a estes contaminantes e produtos utilizados no tratamento; num terceiro momento a elaboração de cartazes com propostas para divulgação de fontes de poluição hídrica e manejos conscientes que evitem contaminação e desperdício de águas. Os resultados indicam que a aplicação desta sequência didática estimula o envolvimento dos alunos com a aprendizagem, favorecendo a apropriação da linguagem científica e facilitando a percepção das relações entre o conhecimento químico e o contexto ambiental. ...
Abstract
The goal of this work is to present to high school students a didactic sequence on the generative topic “water” discoursing about sources of hydric pollution. The reason for the development of this activity is centered on the need of working environmental education concepts related to chemical concepts in a closer way to the reality of the students and explore the water subject as a limited natural resource that requires great attention in its conscious management.The discussions regarding the ...
The goal of this work is to present to high school students a didactic sequence on the generative topic “water” discoursing about sources of hydric pollution. The reason for the development of this activity is centered on the need of working environmental education concepts related to chemical concepts in a closer way to the reality of the students and explore the water subject as a limited natural resource that requires great attention in its conscious management.The discussions regarding the theme were structured using the dynamic of three pedagogic moments: in a first moment, a technical visit to the city sewage company, specifically to the effluent treatment plant (ETP); in a second moment, its unfolding with class discussion of the limitations of the ETP in dealing with several ways of hydric contamination, addressing some types of emerging contaminants and, thus, interlacing in this moment the chemical concepts of such contaminants and the products used during the treatment; in a third moment, the elaboration of posters with proposals for the disclosure of sources of hydric pollution and of conscious handling that would avoid contamination and water waste. The results indicate that the application of this didactic sequence stimulates the engagement of students with the learning, favoring the appropriation of the scientific language and facilitating the perception of the relation between the chemical knowledge and the environmental context. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional.
Coleções
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Ciências Exatas e da Terra (5141)
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