Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWolff, Danielpt_BR
dc.contributor.authorIravedra, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-31T03:48:52Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201143pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de preparação técnica e artística para a performance ao vivo a partir da perspectiva da figura do performer-pesquisador. Apesar de o processo de aprendizagem de uma obra musical ser inseparável dos resultados que o intérprete terá no palco, podemos diferenciar o processo de aprendizagem de uma peça – isto é, a resolução das dificuldades técnicas e a criação de uma ideia interpretativa –, do processo de preparação dessa obra para a performance ao vivo. Ainda que a performance musical ao vivo seja um dos aspectos mais importantes na formação de um intérprete musical, é frequente existirem lacunas na formação dos instrumentistas como performers, ao focar toda a atenção unicamente na obra, deixando de lado aspectos relacionados ao desempenho no palco, como: a construção de ideias expressivas, considerando a comunicação com o público; as características acústicas das diferentes salas; e outros aspectos como possíveis lacunas de memória, ansiedade e medo de palco. A metodologia para a abordagem do problema incluiu: revisão de literatura das pesquisas empíricas e dos métodos e tratados de violão sobre o processo de preparação para a performance; entrevistas com violonistas de excelência sobre os seus processos de preparação para a execução ao vivo; e um estudo de caso, utilizando o método autoetnográfico, na preparação de duas obras com características e desafios distintos: Homenaje pour “Le Tombeau de Debussy” (1920), de Manuel de Falla (1876-1946), e Toru (2014), de Inés Badalo (1989). Os resultados indicaram a importância da prática da performance durante o processo de preparação, realizada através de simulações de performance, recitais informais e gravação da própria execução. Do mesmo modo, foi realizada uma reflexão crítica sobre aspectos que se mostraram importantes na temática, como a digitação, a visualização, a memorização, as rotinas pré-performance, o caráter imprevisível da execução ao vivo e a relação e influência do público no intérprete.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed at investigating the technical and artistic preparation for live performances from the perspective of an interpreter/researcher. Even though the process of learning a musical work is inseparable from the results that a performer will achieve on stage, it is possible to distinguish the process of learning a piece – i.e., the resolution of technical difficulties and the creation of an interpretive idea – from the process of preparing that piece for a live performance. Even if a live performance is considered one of the most important features for a musical performer, there are frequent shortcomings in their education, which often focuses only on the piece, leaving aside aspects related to achievements on stage, such as: development of expressive ideas, taking into account the audience´s perspective, acoustical characteristics of different concert halls; and other aspects such possible memory lapses, anxiety, and stage fright. A systematic review of the empirical research studies considering preparation for live music performance was undertaken, as well as a literature review on aspects regarding preparation for live musical performance, as found in classical guitar methods and treaties. Interviews were conducted with professional classical guitarists in order to obtain consistent data about technical and artistic preparation for live performance, and afterwards a case study was undertaken, based on autoethnography, on two different works: Homenaje pour “Le Tombeau de Debussy” (1920), by Manuel de Falla (1876-1946), and Toru (2014), by Inés Badalo (1989). Results showed the importance of the practice of performance during the preparation process, through performance simulations, informal performances and self-recording. Additionally, important aspects regarding this topic were discussed, such as fingerings, visualization, memorization, pre-concert preparation, the unpredictability of live performances and the impact of the audience on the performer.en
dc.description.abstractEl objetivo de esta tesis es investigar el proceso de preparación técnica y artística para la interpretación musical en vivo a partir de la perspectiva del performer-investigador. A pesar de que el proceso de aprendizaje de una obra musical es inseparable de los resultados que el intérprete tendrá sobre el escenario, es posible diferenciar el proceso de aprendizaje de una obra –es decir, la resolución de las dificultades técnicas y la creación de una idea interpretativa–, del proceso de preparación de esa obra para la ejecución musical en vivo. Aunque la ejecución en vivo es considerada uno de los aspectos más importantes para un intérprete, es usual que existan vacíos en la formación, al concentrar usualmente toda la atención en la obra, dejando de lado aspectos relacionados al rendimiento sobre el escenario, como la construcción de ideas expresivas considerando la comunicación con el público, las características acústicas de las diferentes salas, y otros aspectos como posibles fallas de memoria, ansiedad y pánico escénico. La metodología para abordar el problema incluyó: una revisión de literatura de las investigaciones empíricas y de los métodos y tratados de guitarra sobre el proceso de preparación para la performance; entrevistas con guitarristas de excelencia sobre sus procesos de preparación para tocar en público; y un estudio de caso, utilizando el método autoetnográfico, sobre la preparación de dos obras con características y desafíos diferentes: Homenaje pour “Le Tombeau de Debussy” (1920), de Manuel de Falla (1876-1946), y Toru (2014), de Inés Badalo (1989). Los resultados mostraron la importancia de la práctica de la performance durante el proceso de preparación, realizada a través de simulaciones de performance, recitales informales y grabación de la propia ejecución. Por otra parte, fue realizada una reflexión crítica sobre aspectos que se mostraron relevantes en la temática, como la digitación, la visualización, la memorización, las rutinas pre-recital, el carácter imprevisible de la ejecución en vivo y la relación e influencia del público en el intérprete.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerformance planningen
dc.subjectExecução instrumental (Música)pt_BR
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectPractice of performanceen
dc.subjectViolão clássicopt_BR
dc.subjectClassical guitaren
dc.subjectAutoethnographyen
dc.subjectMusical Live Performanceen
dc.subjectPlanificación de la ejecución instrumentales
dc.subjectPráctica de la performancees
dc.subjectGuitarra clásicaes
dc.subjectAutoetnografiaes
dc.subjectPerformance musical en vivoes
dc.titleA preparação para a execução musical ao vivo : reflexões a partir de entrevistas com violonistas de excelência e de um estudo de caso autoetnográficopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001104762pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples