Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCruz, Lilian Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.authorBruhn, Marília Meneghettipt_BR
dc.date.accessioned2019-10-30T03:45:37Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201092pt_BR
dc.description.abstractOs encontros com os jovens do Trabalho Educativo (TEd), desde 2015, me afetam pelas diversidades de experiências e de modos de existir das juventudes. O TEd é uma modalidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) destinada a jovens de 14 a 18 anos incompletos em situação de vulnerabilidade social. O Trabalho Educativo é um serviço que visa garantir a Proteção Social Básica no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo como foco a prevenção de situações de risco social em que há violação de direitos. No TEd são ofertadas atividades em grupo no contraturno da escola que buscam fortalecer a convivência social, a participação cidadã e a formação para o mundo do trabalho. Em encontros com os jovens do Trabalho Educativo, destacaram-se as narrativas que escapavam das prescrições e formatações do Trabalho Educativo. Os relatos dos jovens manifestavam intensidades e modos de experimentar o TEd que fugiam dos discursos homogeneizantes de adolescência. A partir desses encontros, as seguintes indagações emergiram: como pesquisar junto com as jovens do Trabalho Educativo? Como valorizar a produção de conhecimentos de sujeitas subalternizadas nas pesquisas acadêmicas? Como expressar as intensidades e modos de experimentar as juventudes no Trabalho Educativo através de narrativas? Assim, esta dissertação tem como objetivo apostar no PesquisaCOM os jovens - ao invés de SOBRE os jovens - valorizando as narrativas de experiências e saberes de juventudes subalternizadas. Chimamanda Adichie, Chinua Achebe e Maria Paula Menezes alertam para o perigo de uma única história destruir modos de existência, não permitindo que outras vozes sejam ouvidas e reforçando estereótipos de inferioridades. Já a obra de Michel Foucault fundamenta a discussão sobre como os discursos adultocêntricos e Norte-cêntricos sobre adolescência e juventude - presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Estatuto da Juventude - naturalizam e universalizam a experiência de ser jovem, contribuindo para estratégias de governamento dessas populações. O conceito de epistemicídio de Sueli Carneiro contribui para a discussão sobre relações raciais que perpassam os encontros com as juventudes do TEd no território da Vila Santa Anita. O percurso metodológico foi alicerçado no PesquisarCOM, proposto por Marcia Moraes, como um processo em que convidamos os jovens a construir as interrogações e as narrativas que compõem essa pesquisa. O PesquisarCOM é construído nos encontros entre saberes não-hierarquizados dos jovens e da pesquisadora. A partir de sugestões das jovens, foram confeccionados cadernos nos quais são narrados com ilustrações e textos as experiências coletivas e singulares das juventudes do TEd. Cada jovem recebeu um caderno no qual podiam escrever, colar ou desenhar o que desejassem sobre a experiência de ser jovem e sobre o Trabalho Educativo. Além dos cadernos particulares, foram criadas narrativas coletivas e algumas narrativas orais foram transcritas para texto. Após a produção dos cadernos e das narrativas, notou-se a importância de escutar e valorizar as experiências e os saberes dos jovens na construção das oficinas do TEd, principalmente o módulo de cidadania, para que o serviço não reproduza lógicas colonizadoras, racistas e epistemicidas.pt_BR
dc.description.abstractThe meetings with the youth of the Educational Work (EW), since 2015, affect me by the diversity of experiences and ways of existence of the youths. The EW is a modality of the Service of Experiences and Strengthening of Ties (SEST) aimed at young people from 14 to 18 years in a socially vulnerable situation. Educational Work is a service that aims to guarantee Basic Social Protection in the Unified Social Assistance System (USAS), focusing on the prevention of social risk situations in which there is a violation of rights. In the EW, group activities are offered beyond the school hours that seek to strengthen social coexistence, citizen participation, and training for the world of work. In meetings with the youth of the Educational Work, the narratives that escaped the prescriptions and formatting of the Educational Work stood out. The reports of young people manifested intensities and ways of experimenting with the EW that escaped the homogenizing discourses of adolescence. From these meetings, the following questions emerged: how to research together with the young girls from the Educational Work? How to value the production of knowledge of subordinate subjects in academic research? How to express the intensities and ways of experiencing youth in educational work through narratives? Thus, this dissertation aims to focus on ResearchWITH young people - instead of ABOUT young people - valuing the narratives of experiences and knowledge of subordinated youths. Chimamanda Adichie, Chinua Achebe, and Maria Paula Menezes warn of the danger of a single story destroying modes of existence by not allowing other voices to be heard and reinforcing stereotypes of inferiority. Michel Foucault's work underpins the discussion on how the adultcentered and north-centric discourses on adolescence and youth - present in the Child and Adolescent Statute and the Youth Statute - naturalize and universalize the experience of being young, contributing to strategies of governance of these populations. Sueli Carneiro's concept of epistemicide contributes to the discussion about race relations that permeate the encounters with EW youths in the territory of Vila Santa Anita. The methodological path was based on the researchWITH proposed by Marcia Moraes, as a process in which we invite young people to construct the questions and narratives that make up this research. ResearchWITH is built on encounters between non-hierarchical knowledge of young people and the researcher. From the suggestions of the young, notebooks were made in which illustrations and texts are used to narrate the collective and singular experiences of the youths of EW. Each youth received a notebook in which they could write, paste, or draw whatever they wanted about their experience of being young and about the Educational Work. In addition to the private notebooks, collective narratives were created and some oral narratives were transcribed into text. After the production of notebooks and narratives, it was noted the importance of listening and valuing the experiences and knowledge of young people in the construction of EW workshops, especially the citizenship module, so that the service does not reproduce colonizing, racist and epistemicidal logics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectYouthsen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectSearchWITHen
dc.subjectEducational worken
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectWelfare stateen
dc.subjectDecolonial perspectiveen
dc.subjectSistema Único de Assistência Social (SUAS)pt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectProteção socialpt_BR
dc.titlePesquisarCOM jovens : intensidades e modos de experimentar as juventudes no Trabalho Educativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104411pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples