Experiências de um pesquisar nômade : composições escritas entre trabalho e educação
Fecha
2018Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Este estudo diz respeito a um percurso tensionado entre as instituições Trabalho e Educação. Escrita ensaística, que objetivou acompanhar os modos com os quais opera quem pesquisa como trabalhador-estudante e trabalhadora-estudante, na composição de um “entre” territórios instituídos. “Entre” forjado no que é historicamente separado pelas instituições de trabalho e educação, sendo necessário forjar dispositivos que sustentem um habitar inventivo desse território existencial. Habitar ficcionado ...
Este estudo diz respeito a um percurso tensionado entre as instituições Trabalho e Educação. Escrita ensaística, que objetivou acompanhar os modos com os quais opera quem pesquisa como trabalhador-estudante e trabalhadora-estudante, na composição de um “entre” territórios instituídos. “Entre” forjado no que é historicamente separado pelas instituições de trabalho e educação, sendo necessário forjar dispositivos que sustentem um habitar inventivo desse território existencial. Habitar ficcionado pelo encontro com a literatura menor, narrativas, cartas e fragmentos de experiências de quem, como trabalhadora-estudante, se metamorfoseia em pesquisadora nômade, produzindo percursos e percalços como formas de (r)existir na bricolagem das instituições que tentam encerrar em si o que podem ser ofícios e aprendizagens. Por fim, tensionamos as relações que operam o trabalho em educação, a partir de dispositivos menores para a composição de um plano comum, no campo da pós-graduação. Propusemos ao grupo de pesquisa do qual somos integrantes, a criação de um diário coletivo em que os componentes do grupo (de pesquisa Caóptikus/PPGPSI-UFRGS) pudessem narrar aquilo que não encontra lugar nos corredores universitários porque segue pulsando pelos “entres”. A composição de um plano comum de (r)existências na pós-graduação não aconteceu pela escrita, conforme inicialmente havíamos desejado/planejado, mas o convite à coletivização do que nos passa enquanto pesquisadores dos “entres” afetou o grupo de outras formas, sobretudo na criação de espaços-tempos atividades colaborativas ...
Abstract
This study concerns a planned course between the Work and Education institutions. Essay writing, which aimed to follow the ways in which those who work as worker-student and worker-student operate in the composition of an 'between' established territories. 'Forged' in what is historically separated by institutions of work and education, it being necessary to forge devices that sustain an inventive dwelling of this existential territory. Dwelling fiction by the encounter with the minor literatur ...
This study concerns a planned course between the Work and Education institutions. Essay writing, which aimed to follow the ways in which those who work as worker-student and worker-student operate in the composition of an 'between' established territories. 'Forged' in what is historically separated by institutions of work and education, it being necessary to forge devices that sustain an inventive dwelling of this existential territory. Dwelling fiction by the encounter with the minor literature, narratives, letters and fragments of experiences of who, as a student-worker, metamorphoses into a nomadic researcher, producing pathways and mishaps as ways of (r) existing in the bricolage of institutions that try to shut themselves up which can be crafts and learning. Finally, we intend the relations that operate the work in education, from smaller devices to the composition of a common plan, in the field of post-graduation. We proposed to the research group of which we are members, the creation of a collective diary in which the members of the group (Caóptikus / PPGPSI-UFRGS) could narrate what does not find place in the university corridors because it continues to press for the 'entres'. The composition of a common plan of (r) existences in the postgraduate did not happen by the writing, as initially we had wished / planned, but the invitation to collectivization of what passes to us as researchers of the 'entres' affected the group in other ways, mainly in creating spacetime collaborative activities. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7479)
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