A constituição da imagem atual do homem
Fecha
2012Otro título
The constitution of the actual image of the men
Materia
Resumo
O presente artigo analisa criticamente três diferentes modelos sobre o ser humano: o homo faber, ou o humanismo tecnocrático, dominante durante a Modernidade, de Descartes e Bacon a Marx; o homo natura e o homo ludens, que representam modelos anti-humanistas da Modernidade tardia. Ante estes modelos, pode-se falar de um quarto: o homo patiens ou o humanismo excêntrico, aberto a Deus, aos outros e à natureza. Somente este modelo dá uma fundação consistente para a universalidade dos direitos porq ...
O presente artigo analisa criticamente três diferentes modelos sobre o ser humano: o homo faber, ou o humanismo tecnocrático, dominante durante a Modernidade, de Descartes e Bacon a Marx; o homo natura e o homo ludens, que representam modelos anti-humanistas da Modernidade tardia. Ante estes modelos, pode-se falar de um quarto: o homo patiens ou o humanismo excêntrico, aberto a Deus, aos outros e à natureza. Somente este modelo dá uma fundação consistente para a universalidade dos direitos porque ele identifica os conceitos de ser humano e pessoa. ...
Abstract
The article analyses critically three different models about human being: the homo faber, or tecnocratic humanism, dominant along Modernity from Descartes and Bacon to Marx; the homo natura and the homo ludens, which represent antihumanist models of the late Modernity. In front of these models we can find a fourth one: the homo patiens or eccentric humanism, opened to God, others and nature. Only this model gives a consistent foundation to the universality of the rights because it identifies th ...
The article analyses critically three different models about human being: the homo faber, or tecnocratic humanism, dominant along Modernity from Descartes and Bacon to Marx; the homo natura and the homo ludens, which represent antihumanist models of the late Modernity. In front of these models we can find a fourth one: the homo patiens or eccentric humanism, opened to God, others and nature. Only this model gives a consistent foundation to the universality of the rights because it identifies the concepts of human being and person. ...
En
Direito & Justiça: Revista de Filosofia da PUCRS. Porto Alegre: PUCRS, 2012. Vol. 38, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 22-29
Origen
Nacional
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