Mostrar el registro sencillo del ítem
A contribuição dos softwares educativos no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de leitura e escrita
dc.contributor.advisor | Rapkiewicz, Clevi Elena | pt_BR |
dc.contributor.author | Gazzola, Kelly | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T03:52:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200947 | pt_BR |
dc.description.abstract | A alfabetização é uma etapa importante na vida do ser humano, quando o estudante passa a compreender no sentido amplo o poder social da leitura e da escrita. É desejável que o profissional que atua no processo de alfabetizar seja dinâmico e utilize métodos e ferramentas inovadoras que possam ir ao encontro da curiosidade e do gosto pela aprendizagem. Integrar o uso do laboratório de informática nessa fase pode facilitar o processo de alfabetização de estudantes que apresentam dificuldades de leitura e escrita. Nesse contexto, esta pesquisa relata e analisa a utilização de softwares educativos em uma escola pública associados ao uso de outras atividades exploratórias de alfabetização, baseadas no método fonovisuarticulatório conhecido por método das boquinhas. O estudo de caso foi desenvolvido com um grupo de 10 (dez) estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental que se encontravam em processo de alfabetização, com idades entre 7 e 8 anos. A partir de uma avaliação diagnóstica inicial sustentada pelos estudos da autora Emília Ferreiro acerca das fases de alfabetização, , foi planejada uma sequência de ações: exploração de espelhos e de uma tabela de boquinhas dos articulemas e grafemas, associados com o emprego de softwares educativos diversos. A pesquisa expõe em cinco capítulos os benefícios e as dificuldades que foram encontradas em utilizar essas ferramentas, dialogando com alguns autores relevantes para a área, como Fulano e fulano de tal. São apresentadas as fases de alfabetização da Psicogênese da Língua Escrita, bem como a listagem dos softwares educativos utilizados e, por fim, as atividades realizadas nas aulas estão dispostas nos apêndices. A análise de dados mostra que os estudantes em curto espaço de tempo podem sim evoluir no processo de ensino-aprendizagem por meio das ferramentas digitais, e uma aula mais dinâmica e diferenciada pode refletir num aprendizado mais lúdico e significativo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Literacy is an important step in the life of the human being when the child begins to comprehend in the broad sense the social power of reading and writing. It is desirable that the professional that acts in the process of literacy be dynamic and use innovative methods and tools that can meet the curiosity and the taste for learning. Integrating the use of the computer lab in this phase can facilitate the process of literacy of children who have difficulties in reading and writing. In this context, this research reports and analyzes the exploration of educational software in a public school associated with the use of other exploratory literacy activities based on the phonovisuarticulatory method known by the mouthpiece method. The case study was developed with a group of 10 (ten) children of the 2nd year of elementary school who were in the process of literacy between the ages of 7 and 8 years. From an initial diagnostic evaluation supported by the literacy phases considering the studies of the author of Emília Ferreiro, a sequence of actions was planned, such as: exploration of mirrors and table of mouthpieces of the articules and graphemes associated with the exploration of diverse educational software. The research presents in chapters the benefits and difficulties encountered in using the educational software dialoguing with some authors. It presents the literacy phases of the Psychogenesis of the Written Language, as well as the list of educational software used, and finally, the activities carried out in the classes are set out in the appendices. Data analysis shows that students in a short time can evolve in the learning process through digital tools, and a more dynamic and differentiated lesson can reflect a more playful and meaningful learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicogênese | pt_BR |
dc.subject | Psicogênese da Língua Escrita | en |
dc.subject | Educational software | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Learning difficulties | en |
dc.title | A contribuição dos softwares educativos no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de leitura e escrita | pt_BR |
dc.title.alternative | The contribution of educational software in the process of literacy of children with difficulties of reading and writing | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001104295 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)