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dc.contributor.advisorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorAbicht, Alexandre de Melopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T03:50:49Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200872pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe o framework para incorporação de experiências dos consumidores na gestão do design em empresas desenvolvedoras de produtos. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, foi abordado o design estratégico, gestão do design, marketing e design orientado para a experiência, experiência dos consumidores, design emocional, inovação e a cocriação de valor e o codesign. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro fases, sendo as três primeiras: exploratória, de natureza qualitativa, realizando-se entrevistas em profundidade em quatro empresas desenvolvedoras de produtos; descritiva quantitativa, através de uma survey aplicada em 155 empresas; descritiva de natureza qualitativa, utilizada para desenvolver o framework proposto pelo estudo com especialistas na área. A quarta etapa foi uma pesquisa conclusiva, descritiva de natureza qualitativa, que avaliou o framework desenvolvido através de um painel de especialistas da área. No relatório da tese, apresenta-se a análise e discussão dos resultados das três etapas iniciais propostas pelo estudo e, na sequência, descrevese as considerações finais, apresentando a contribuição da incorporação de experiências na gestão do design, de forma a gerar vantagem competitiva às empresas, com a inserção dos consumidores junto ao Processo de Desenvolvimento de Produtos – PDP. Por fim, são dispostas as referências utilizadas no desenvolvimento da referida tese.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes the framework for incorporating consumer experiences in design management in product developers. To develop the theoretical foundation, strategic design, design management, marketing and experience-oriented design, consumer experience, emotional design, innovation and value co-creation and codesign. The methodological procedures were divided into four phases, the first three being: exploratory, qualitative in nature, conducting in-depth interviews with four product developers; quantitative descriptive, through a survey applied in 155 companies; This is a qualitative descriptive study, used to develop the framework proposed by the study with experts in the field. The fourth step was a conclusive, descriptive qualitative research, which evaluated the framework developed through a panel of experts in the field. The thesis report presents the analysis and discussion of the results of the three initial stages proposed by the study and then describes the final considerations, presenting the contribution of incorporating experiences in design management, in order to generate advantage. companies, with the inclusion of consumers in the Product Development Process - PDP. Finally, the references used in the development of said thesis are arranged.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign managementen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectCocriaçãopt_BR
dc.subjectValue co-creationen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCustomer experienceen
dc.titleFramework para incorporação de experiêcias dos consumidores na gestão do design em empresas desenvolvedoras de produtospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001104533pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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