Curtas-metragens no processo de ensino e aprendizagem : um estudo de caso na educação infantil
dc.contributor.advisor | Amaral, Caroline Bohrer do | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Krisley Pereira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T03:50:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200868 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso pedagógico de curtas-metragens na Educação Infantil. Esta mídia audiovisual é pouco explorada no âmbito escolar, por isso é importante investigar como esse tipo de filme pode contribuir no processo de aprendizagem infantil nessa etapa inicial da educação. Com este intuito, foram exibidos dois curtasmetragens, Minhocas e Piper: Descobrindo o Mundo, a crianças de uma turma de Jardim B, de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Para tanto, foram apresentados e debatidos os temas mídias na educação, mídia audiovisual e relação das mídias com crianças no referencial teórico. A metodologia de pesquisa se baseia na abordagem qualitativa, orientada pelo método estudo de caso e, especificamente, pela observação participante, uma vez que a pesquisadora também é a professora da turma. Para coletar os dados, a pesquisadora utilizou da Rodinha, a qual permitiu, por meio de conversas e questionamentos, a compreensão de aprendizagens e entendimentos das crianças acerca dos curtas-metragens. Desse modo, foi possível obter resultados relevantes, pois as crianças demonstraram interesse e curiosidade por essa mídia audiovisual, assim como enriqueceram seus conhecimentos relativos à temática desenvolvida em um projeto pedagógico junto à turma. | pt_BR |
dc.description.abstract | The paper presents the use of short films in Kindergarten. The use of this audiovisual media is little explored in the school context, so it is important to question the use of the films in this stage of education and in what they can contribute in the learning of children. For that, two short films were exhibited: Minhocas and Piper: Descobrindo o Mundo, for a group of kids from preschool. The research methodology is based on the qualitative approach and on the method of the case study. Participant observation was also used, since the researcher is also the teacher of the class. In the Theoretical Reference, the topics Media in Education, Audiovisual Media and Relationship of Media with Children were introduced and debated. In order to collect the data, the researcher set them in a circle to talk and gather pertinent speeches about children's learning and understandings about the short films. Through the sample, it was possible to obtain relevant results, where the children showed interest and curiosity for this audiovisual media, as well as an increase of their knowledge. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Kindergarten | en |
dc.subject | Short films | en |
dc.subject | Filme de curta-metragem | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Media in Education | en |
dc.title | Curtas-metragens no processo de ensino e aprendizagem : um estudo de caso na educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Short films in the teaching and learning process : a case study of Kindergarten | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001104293 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)