Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Caroline Bohrer dopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Krisley Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T03:50:47Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200868pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso pedagógico de curtas-metragens na Educação Infantil. Esta mídia audiovisual é pouco explorada no âmbito escolar, por isso é importante investigar como esse tipo de filme pode contribuir no processo de aprendizagem infantil nessa etapa inicial da educação. Com este intuito, foram exibidos dois curtasmetragens, Minhocas e Piper: Descobrindo o Mundo, a crianças de uma turma de Jardim B, de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Para tanto, foram apresentados e debatidos os temas mídias na educação, mídia audiovisual e relação das mídias com crianças no referencial teórico. A metodologia de pesquisa se baseia na abordagem qualitativa, orientada pelo método estudo de caso e, especificamente, pela observação participante, uma vez que a pesquisadora também é a professora da turma. Para coletar os dados, a pesquisadora utilizou da Rodinha, a qual permitiu, por meio de conversas e questionamentos, a compreensão de aprendizagens e entendimentos das crianças acerca dos curtas-metragens. Desse modo, foi possível obter resultados relevantes, pois as crianças demonstraram interesse e curiosidade por essa mídia audiovisual, assim como enriqueceram seus conhecimentos relativos à temática desenvolvida em um projeto pedagógico junto à turma.pt_BR
dc.description.abstractThe paper presents the use of short films in Kindergarten. The use of this audiovisual media is little explored in the school context, so it is important to question the use of the films in this stage of education and in what they can contribute in the learning of children. For that, two short films were exhibited: Minhocas and Piper: Descobrindo o Mundo, for a group of kids from preschool. The research methodology is based on the qualitative approach and on the method of the case study. Participant observation was also used, since the researcher is also the teacher of the class. In the Theoretical Reference, the topics Media in Education, Audiovisual Media and Relationship of Media with Children were introduced and debated. In order to collect the data, the researcher set them in a circle to talk and gather pertinent speeches about children's learning and understandings about the short films. Through the sample, it was possible to obtain relevant results, where the children showed interest and curiosity for this audiovisual media, as well as an increase of their knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectKindergartenen
dc.subjectShort filmsen
dc.subjectFilme de curta-metragempt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectMedia in Educationen
dc.titleCurtas-metragens no processo de ensino e aprendizagem : um estudo de caso na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeShort films in the teaching and learning process : a case study of Kindergartenen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104293pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples